No dia 23 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os indicados ao Oscar 2025, e o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi destaque ao receber três indicações. esta premiação, reconhecida globalmente como a mais prestigiosa do setor cinematográfico, ocorrerá no dia 2 de março.
O anúncio oficial foi realizado durante uma transmissão ao vivo conduzida por Bowen Yang, conhecido por seu trabalho em “Wicked” e no “saturday Night Live”, junto com Rachel Sennott, estrela de “Shiva Baby”. As indicações para “Ainda Estou Aqui” incluem:
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Atriz, com Fernanda Torres
- Melhor Filme
Esta indicação a Melhor Filme Internacional marca um retorno significativo, 26 anos após “Central do Brasil” ter representado o Brasil nesta categoria em 1999. Além disso, a referência da categoria de Melhor Atriz remete a Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, que também estava na disputa naquele ano.
Pela primeira vez na história, um filme brasileiro concorre na categoria de Melhor Filme. “Ainda Estou Aqui” estabelece um marco no cinema nacional, sendo que o Brasil participou anteriormente com “O Beijo da Mulher-Aranha” em 1986, mas não contava com uma indicação direta nessa categoria. A produção de 1986 teve o diretor Hector Babenco indicado a Melhor Ator, mas, renomadas ou não, a vitória não foi alcançada.
Imagens são de responsabilidade do link mencionado. Confira para mais informações.