Primeiras mulheres na tropa de elite da Marinha fazem história no front; vídeo

Demorou, mas elas conseguiram. Pela primeira vez, 114 mulheres entram na tropa de Elite da Marinha. Isso é histórico, já que a Marinha tem 288 anos e nunca teve mulheres nesse posto. A Turma 1 de 2024 dos Fuzileiros Navais tem jovens de diversas partes do País. A formação dessas  guerreiras acompanha a recente decisão
Pela primeira vez em 288 anos, 114 mulheres entram na tropa elite Marinha. A pentacampeã de Jiu-Jitsu Kyra Gracie ajudou a formar a turma. - Fotos: divulgação / @Marinhaoficial / InstagramDemorou, mas elas conseguiram. Pela primeira vez, 114 mulheres entram na tropa de Elite da Marinha. Isso é histórico, já que a Marinha tem 288 anos e nunca teve mulheres nesse posto.

A Turma 1 de 2024 dos Fuzileiros Navais tem jovens de diversas partes do País. A formação dessas  guerreiras acompanha a recente decisão do Ministério da Defesa que autorizou, pela primeira vez, o alistamento militar voluntário de mulheres a partir de 2025.

“A defesa pessoal tem sido um legado ensinado pela família Gracie ao longo de décadas. Aqui em Marambaia, na Marinha do Brasil, tive a honra de dar continuidade a essa tradição, ensinando para a primeira turma feminina de soldadas fuzileiras navais da história”, disse a professora de Jiu-Jistu e pentacampeã mundial, Kyra Gracie, que deu curso para a turma.

Mais mulheres na Marinha

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) é um marco significativo na inclusão de mulheres nas atividades operacionais da Marinha.

Representa um passo significativo rumo à igualdade de gênero nas forças armadas. E reconhece a capacidade e o potencial das mulheres em contribuir para a defesa e segurança do Brasil.

E a ideia é ampliar a representatividade feminina dos atuais 11,7% para 27% até 2030, superando inclusive  os números das forças armadas dos Estados Unidos.

Leia mais notícia boa

Forças Armadas vão permitir alistamento militar de mulheres pela 1ª vez na históriaPor unanimidade, STF proíbe desqualificação de mulheres vítimas de violênciaDinamarca iguala salário para seleções feminina e masculina de futebol; homens recusam aumentoInspiração para outras mulheres

Cada uma dessas novas 114 fuzileiras navais traz consigo histórias de superação e coragem.

E o ingresso delas na Marinha representa não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também a oportunidade de quebrar barreiras e abrir caminho para futuras gerações de mulheres na carreira militar.

“Mais e mais mulheres vão se inspirar com vocês. Isso é uma responsabilidade enorme. Imagine, daqui a 20, 30, 40, 50 anos, a gente vai estar falando sobre essa turma aqui. Então eu quero parabenizar vocês”, disse Kyra Gracie.

Elas já são, sem dúvida, inspiração para meninas e mulheres de todo o Brasil.

Assista ao vídeo do curso da turma dado por Kyra Gracie:

A primeira turma feminina de fuzileiras navais da Marinha - Foto: divulgaçãoA primeira turma feminina de fuzileiras navais da Marinha – Foto: divulgação

Texto: Mari Fernandes

Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes

Veja também