Wall Street sofre forte queda com o derretimento das ações de tecnologia

Na quarta-feira (8), Wall Street viu um dia sombrio, com o Dow Jones caindo 0,42% e o Nasdaq, composto por gigantes da tecnologia, registrando uma queda de 1,89%. O aumento nas taxas dos títulos do Tesouro dos EUA e dados econômicos que sugerem menores chances de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve agravaram a situação. O que isso significa para o futuro do mercado?

Setor Financeiro

Mercados em⁣ queda: Dow Jones recua 0,42%, Nasdaq despenca 1,89% e S&P 500 cai 1,11% com sinais de estabilidade‌ econômica

No dia 8 de janeiro, wall Street enfrentou uma acentuada desvalorização, pressionada pelas taxas crescentes dos títulos ⁢do Tesouro dos Estados Unidos e pelo desempenho insatisfatório de importantes empresas de tecnologia.

A divulgação de dados econômicos recentes ​parece ter diminuído as expectativas em relação a cortes nas taxas de juros pelo Federal​ Reserve.

Os índices de atividade no setor de serviços e a oferta de vagas de emprego revelaram aumentos ‍nas pressões inflacionárias e indicaram um⁤ mercado de trabalho relativamente forte.

Diante ⁤do​ duplo objetivo do Fed de manter a inflação ‍sob controle ⁣e promover o emprego, as informações obtidas em 7 de janeiro​ sinalizam‌ que não⁣ há necessidade imediata de diminuir a taxa de juros. A‌ redução das taxas pode potencialmente aumentar o risco inflacionário ao facilitar o‍ acesso ao crédito e impulsionar⁢ a economia.

“Os ​dados apresentados hoje, apesar​ de serem modestos, não são‌ favoráveis ⁢ao Fed, pois indicam um aumento de preços e um mercado​ de trabalho robusto”, comentou Steve‌ Sosnick, da ‍interactive brokers, em entrevista à⁢ AFP.

O aumento das taxas dos títulos do Tesouro​ foi ⁣impulsionado pela preocupação de‌ que o novo presidente, Donald Trump, possa agir segundo suas ameaças de implementação de tarifas que gerariam inflação.

Nas últimas 24 ⁣horas, os traders de futuros ajustaram suas previsões, esperando que⁣ o Fed mantenha as taxas de juros inalteradas durante a próxima reunião, segundo ‌dados do CME Group.

Entre os destaques do dia, a gigante​ de semicondutores Nvidia sofreu uma queda acentuada⁣ de 6,2% após seu presidente, Jensen Huang, decepcionar os investidores com sua apresentação em uma conferência de⁣ tecnologia.

Por outro lado, a farmacêutica Moderna viu suas ações subirem 11,7%, impulsionada pelo aumento⁣ nos casos de gripe e covid-19 nos estados ⁢Unidos.

Os mercados agora aguardam novos dados de emprego, ‍com as expectativas se intensificando para as divulgações nos dias 8 e 10 de janeiro.

Leia o artigo ⁤completo
Texto original por AcheiUSA

Imagens de ⁤responsabilidade do site acima.

Veja também