Superfoundry TSMC planeja aumentar os preços dos chips em 10 a 20 por cento, de acordo com um novo relatório. Se for verdade, os preços dos chips em toda a linha podem aumentar como resultado, especialmente CPUs AMD e GPUs da AMD, Intel e Nvidia. Laptops, iPhones da Apple e telefones Android movidos pela Qualcomm também podem ver aumentos nos preços.
O Wall Street Journal informou na quinta-feira que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., a maior fundição de chips do mundo, “planeja” aumentar os preços cobrados dos clientes ainda este ano ou possivelmente no próximo, devido a uma demanda invulgarmente alta por chips. O Journal relatou que a TSMC cobraria das montadoras até 20% a mais para fabricar componentes automotivos chave, mas também cobraria até 10% a mais por “chips mais avançados”
Esses “chips avançados” provavelmente incluirão os processadores de última geração da indústria de PCs de todas as faixas, que usam a TSMC como uma fábrica. Embora a Nvidia projete suas próprias GPUs, elas são fabricadas na TSMC. Cerca de metade da receita da TSMC provém de seu processo de fabricação de 7nm, como o utilizado pelo processador Ryzen da AMD. Durante o primeiro trimestre de 2021, a TSMC informou que 45% de sua receita veio de fabricantes de smartphones como a Apple, embora não tenha conseguido conquistar clientes individuais.
Tudo isso significa que se a TSMC aumentar os preços, você provavelmente verá os preços dos chips que você se preocupa em aumentar também. A Nvidia já avisou que o fornecimento dos seus GPUs será apertado no próximo ano: “Um ambiente restrito de fornecimento para a grande maioria do próximo ano é o meu palpite no momento”, disse Jensen Huang , CEO da Nvidia, durante uma chamada de informações sobre lucros no início deste mês.
É possível que a AMD e a Qualcomm também possam aumentar os preços, afetando as CPUs Ryzen, as GPUs Radeon e os smartphones de ponta que usam os chips Snapdragon. Lembre-se também de que consoles como o Microsoft Xbox Series X/S e Sony PlayStation 5 usam APUs fabricados pela AMD…que são fabricados pela TSMC. Mesmo O próximo chip da Intel Arc PC GPU será fabricado pela TSMC.
E não, não existem realmente alternativas para os maiores fabricantes de chips do mundo. Como o Journal observou, a TSMC faz mais de 90 por cento dos chips mais avançados do mundo. Que a TSMC está aumentando os preços, no entanto, não deve ser uma surpresa enorme. Em abril, os executivos da TSMC disseram que a TSMC esperava que a escassez de chips durasse até 2023. Tudo isso é o som do outro sapato caindo direto na sua carteira
Nota: Quando você compra algo depois de clicar nos links dos nossos artigos, podemos ganhar uma pequena comissão. Leia a nossa política de links de afiliados para mais detalhes.