By Taynah Monick
Se alguém te perguntasse em uma conversa informal com amigos, quais comportamentos você precisa modificar para ter uma vida mais saudável? Provavelmente os primeiros itens a serem pensados seriam alimentação, exercício físico e beber a quantidade necessária de água e possivelmente o sono nem seria citado nessa lista inicial.
O sono é um componente fundamental à saúde e bem-estar físico e mental do ser humano. Ele restaura o corpo para um novo ciclo de atividades no dia seguinte. O sono saudável auxilia nos processos de recuperação cerebral, humor, cognitivo(aprendizagem), regulação emocional, consolidação da memória, regulação hormonal e imunidade(defesas). Devido à relevância dessas funções, o sono deve ser considerado como tão importante para a saúde quanto a dieta e a atividade física.
A redução na qualidade e duração do sono, é uma caraterística marcante da sociedade moderna, o estilo de vida, maior uso de tecnologia e mídia social, a exposição a luz artificial aumentou o tempo disponível para horário de trabalho (turnos e longas horas) e lazer, essa prática muitas vezes é considerada inofensiva, mas que pode gerar diversos agravos a saúde a curto e a longo prazo.
Atualmente a privação de sono atinge o status de preocupação de saúde publica, devido a sua importante contribuição para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Há evidencias que pessoas com má qualidade e diminuição do sono, tem maior chance de desenvolver e morrer de doenças cardiovasculares/derrame. Bem como, risco aumentado para distúrbios metabólicos como intolerância a glicose que podem levar a obesidade, doenças cardíacas e hipertensão, já as crianças tendem tornarem-se obesas. Além disso, curta a duração do sono afeta a função imunológica e está associada a depressão e aos transtornos de humor em suma qualidade de vida reduzida.
Como deve ser o sono saudável?
O sono saudável deve ter duração adequada, tempo apropriado, regularidade, satisfação e boa qualidade. A duração ideal do sono para um adulto é de 7 a 8 horas por noite e adolescentes é de 9h.
Como é possível melhorar a qualidade do sono?
Melhorando a higiene do sono (bons hábitos do sono), que inclui um conjunto de comportamentos e hábitos apropriados, associados as condições adequadas do ambiente que favorecem uma maneira de descansar melhor.
As recomendações incluem:
- Estabelecer horário regular de sono;
- Evitar o consumo de substâncias estimulantes nas horas antes de dormir (cafeína, álcool, canela, excesso de açúcar e tabaco);
- Prática de exercício físico até 3 horas antes de dormir;
- Evitar comer em excesso antes de deitar;
- Minimizar barulho, luz excessiva, e temperaturas elevadas no ambiente de dormir;
- Desconectar-se de dispositivos eletrônicos telefones celulares ou computadores pelo menos meia hora antes de dormir;
- Evitar cochilos longos durante o dia para não prejudicar o sono noturno;
- Praticar rotina relaxante antes de dormir;
Claramente, o sono reparador é vital a saúde do ser humano, atua na melhora e manutenção da saúde geral, beneficiando a qualidade de vida e envelhecimento mais saudável. Vamos tentar dormir melhor hoje?
A colunista tem: Mestrado em Enfermagem pela Universidade de Miami (Equivalência educacional realizada pelo professor Haifei Shi MD PHD), Acadêmica de Medicina na Universidade Maria Auxiliadora-PY, Especialista em UTI Adulto e Neonatal pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará- UFPA
Info e referencias: taynahmonick29@gmail.com
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes