A solidariedade se revela em tempos de necessidade.Este médico respeitado, que dedicou quatro décadas de sua vida atendendo gratuitamente aqueles que não podiam arcar com despesas médicas, agora enfrenta um desafio pessoal. Com 66 anos, o Dr. Michael Zollicoffer, carinhosamente chamado de Dr. Z, recebeu um alarmante diagnóstico: câncer no reto e nos rins. Sem um plano de saúde, chegou a hora de ser amparado. A comunidade se uniu e arrecadou impressionantes US$ 229 mil, cerca de R$ 1,3 milhão, para ajudá-lo.
Essa mobilização em torno do Dr. Z aconteceu em Baltimore, Maryland, nos EUA. Um de seus apoiadores declarou: “O Dr. Z nunca desistirá de nós, então nós também não desistiremos dele”.
Apesar do diagnóstico desafiador, o Dr.Z exibe um espírito otimista e uma atitude tranquila. “Sinto-me grato por ter câncer, porque sou o homem mais feliz do mundo, independente do que acontecer”, disse ele. “Estamos falando sobre doação! Eu não consigo sem o apoio deles, assim como eles não podem sem mim”.
Como pediatra, o Dr. Z dedicou sua vida ao atendimento de famílias em uma das áreas mais carentes de Baltimore. “Esqueça o dinheiro”, costumava dizer aos pacientes. “Se você entrar aqui, receberá atendimento. E se você trouxer sua avó, eu a atenderarei também.”
Ele nunca virou as costas para um paciente, oferecendo cuidados inclusive em fins de semana, feriados e durante as férias. Agora, se prepara para enfrentar o tratamento, internando-se para combater os tipos de câncer que o afligem.