Entre janeiro e setembro de 2024, o número de brasileiros detidos ao tentarem cruzar a fronteira dos Estados Unidos diminuiu em torno de 20% se comparado ao mesmo intervalo do ano anterior. No total, as autoridades norte-americanas apreenderam 22.936 cidadãos brasileiros, em contraste com os 28.657 registrados em 2023.
As informações são do AG Immigration, uma firma legal especializada em imigração e green cards, e foram elaboradas a partir de dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. O Brasil ocupa a 17ª posição entre os países com maiores detenções de cidadãos na fronteira dos EUA nos primeiros nove meses de 2024. O México lidera a lista com 466 mil detenções, seguido pela Venezuela com 165 mil e o Haiti com 158 mil.
“Essa redução pode ser atribuída às estreitas políticas de fiscalização de fronteira implementadas pela administração Biden ao longo do último ano, resposta ao grande número de imigrantes que buscam entrar no país, especialmente vindos do México. Ademais, há um elemento político nesse fortalecimento das medidas, visto que a equipe democrata enfrentava críticas intensas da oposição, que a acusava de ser permissiva em relação à imigração”, explicou Leda Oliveira, CEO da AG Immigration.
Segundo a análise do escritório, entre os brasileiros detidos tentando ingressar ilegalmente nos EUA em 2024, aproximadamente 13.200 eram adultos capturados sozinhos. Já 9.500 pertenciam a unidades familiares, definidas como aquelas que incluem pelo menos um menor de idade acompanhado por um dos pais ou responsáveis. Além disso, 130 eram menores não acompanhados, enquanto 12 estavam com adultos que não eram seus responsáveis legais.
Leda Oliveira destacou que as crianças e adolescentes apreendidos podem estar fazendo a travessia sem acompanhamento ou terem se separado de suas famílias durante a jornada. Normalmente, esses jovens são recebidos por parentes ou conhecidos nos Estados Unidos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes