As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
“Tóxico” se tornou um termo cada vez mais popular para descrever qualquer coisa que possa ser psicologicamente prejudicial para nós ou encorajar padrões negativos. Infelizmente, essa palavra é particularmente aplicável ao local de trabalho. Se os proprietários e gerentes de empresas não forem cuidadosos, a organização e a cultura de trabalho que eles trabalharam arduamente para construir podem se transformar em condições que fazem seus funcionários temerem trabalhar todos os dias.
No entanto, precisamente porque os proprietários tendem a se orgulhar de suas empresas, eles podem não ver o que realmente está acontecendo no local. Se você está se perguntando as perguntas difíceis, você já está se saindo melhor do que a maioria, mas aqui estão alguns dos principais sinais de um local de trabalho tóxico e o que você deve fazer a respeito.
Sinais de um local de trabalho tóxico
Identificar os sinais de um local de trabalho tóxico é difícil quando você está observando de cima e não de baixo – especialmente quando há tantos eles são subjetivos e sobre como as pessoas se sentem métricas mais concretas. Ter boa inteligência emocional ajuda nisso, mas aqui estão mais alguns sinais a serem observados.
Incentivos para permanecer no escritório
Os escritórios do Google são conhecidos por ter alguns dos mais malucos em funcionamento, de campos de jogos a golfe louco e mesas de sinuca. Mas há algo sinistro acontecendo por trás de tudo isso? Vamos enfrentá-lo – não importa o quanto você realmente se preocupa com seus funcionários e seu bem-estar, há um motivo oculto por trás de esforços excessivos para mantê-los felizes no escritório.
Pode parecer contra-intuitivo , mas os locais de trabalho mais saudáveis costumam ser aqueles onde o trabalho não é embalado como diversão ou “uma grande família” ou tornando o mundo um lugar melhor – é simplesmente trabalho.
Falta de privacidade do funcionário
A falta de transparência em uma empresa é frequentemente indicada como um sinal de um local de trabalho tóxico , mas o outro lado da moeda raramente é discutido: a falta de privacidade dos funcionários. Você permite que os funcionários enviem feedback anônimo sobre a cultura do local de trabalho ou tudo tem que ser enviado com seus próprios nomes? Você faz perguntas pessoais às pessoas da sua equipe na frente de todos, colocando-as na berlinda?
Só porque alguém trabalha para você, isso não os torna sua propriedade. Respeite sua privacidade, dando-lhes a chance de revelar suas opiniões honestas sobre sua função ou a empresa, de forma anônima ou privada.
Microgestão
A maioria das pessoas concordaria com a noção de que microgerenciamento é uma coisa muito ruim. Mas quantos deles têm consciência de perceber quando são os microgerentes ou identificar os microgerentes em sua organização? É muito fácil desculpar o monitoramento ou instrução excessiva de funcionários como “treinamento” ou “suporte”, mas mesmo que você possa justificar algo racionalmente, ainda é microgerenciamento.
Se for normal para funcionários em sua organização para enviar todas as tarefas que eles executam para seu gerente para aprovação, é hora de enfrentar algumas verdades duras.
Relacionado: 12 maneiras de pessoas bem-sucedidas Lidar com pessoas tóxicas
Como lidar com um local de trabalho tóxico
Qualquer um pode apontar o dedo para um local de trabalho ou colega de trabalho tóxico, mas encontrar uma solução é algo que mesmo os líderes de negócios e proprietários mais experientes lutam contra.
Cuidado aqui – às vezes, o que pode parecer um local de trabalho “tóxico” é apenas um ambiente com valores incompatíveis. Como líder, você tem a responsabilidade de cortar o ruído e descobrir o que está acontecendo sob a superfície, em vez de ficar preso nas constantes discussões e tensões.
Valores de compreensão
Um entendimento sólido de como os valores diferem ajuda nisso. Existem alguns frameworks diferentes que explicam os valores de maneiras diferentes, mas um dos mais populares é a teoria da Spiral Dynamics popularizada por Clare Graves e Don Beck, que diz que os valores humanos seguem a seguinte trajetória:
-
Necessidades básicas de sobrevivência, como alimentação e segurança.
-
Crenças tribais como misticismo.
-
Força, subindo ao poder e vencendo a concorrência.
-
Ordem, regras e tradições.
-
Individualismo, sucesso e racionalidade.
-
Comunidade, paz e hierarquia desmanteladora.
-
Sistema de pensamento, nuance e aprendizagem.
-
Holismo e espiritualidade universal.
Os primeiros dois estágios não têm mais muita relevância no mundo moderno, e você teria muita dificuldade e para encontrar qualquer tipo de grupo onde os estágios sete e oito são implementados. Mas a maioria das empresas tem uma força de trabalho composta de uma variedade de estágios de três a seis, e isso causa sérios atritos.
O que você acha que acontece quando você tem um gerente com valores de estágio três liderando um equipe que se alinha com os valores do estágio seis? Um local de trabalho tóxico. O que é considerado razoável por uma pessoa será visto como uma afronta pessoal a outra.
Para superar esse problema, faça com que sua força de trabalho comunique seus valores e como eles se relacionam com suas ideias sobre como administre um local de trabalho – se possível, tente fazer com que pessoas com valores semelhantes trabalhem juntas.
Relacionado: 5 tipos de funcionários tóxicos e como fazer Lidar com eles
Outras soluções
Embora valores incompatíveis são um culpado comum por trás dos locais de trabalho tóxicos, eles nem sempre são responsáveis, o que significa que às vezes soluções diferentes devem ser implementadas. Aqui estão mais algumas idéias:
- Garanta um bom trabalho- separação de vida.
- Permitir que os funcionários enviem feedback anônimo.
- Faça reuniões individuais nas quais os funcionários possam expressar seus sentimentos abertamente.
Pronto para eliminar o veneno?
O primeiro passo para impedir um local de trabalho de ser tóxico é aceitar que é tóxico em primeiro lugar – e por mais simples que isso pareça, é um obstáculo que muitos empresários nunca conseguem superar.
Isso não será um durante a noite, mas à medida que você gradualmente encoraja mais honestidade e comunicação, verá algumas melhorias. E nada é mais valioso do que um local de trabalho com funcionários motivados e felizes.
Relacionado: 8 tipos tóxicos de pessoas que você deve manter fora de sua vida
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima . Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.