Por Lindenberg Junior
A Square Enix mostrou recentemente sua estratégia que causou “tititi” na indústria de gaming. Se você não sabe, essa empresa é a que está por trás da franquia “Final Fantasy”, uma das séries de games de maior sucesso de todos os tempos – entre outros. A empresa já no início de 2022 divulgou que pretende investir fortemente na tecnologia de blockchain e tokens não- fungíveis (NFTs).
O tititi se deve em parte porque a Square Enix demonstra que vai ter uma postura mais agressiva que qualquer empresa de games. Claramente parece que a indústria do games será forçada a ir nessa direção. Se pensarmos na economia da indústria de games podemos dizer que está poderosa e tende a crescer ainda mais.
Empresas como a Square Enix lançam um novo game e o vendem por uma média de US$65. Daí eles trabalham para lançar um novo game ou uma sequência. A maioria dos games não fornece um fluxo de receita recorrente – pelo menos não no lançamento. Com os NFTs essa dinâmica muda.
Muitos games já contêm itens e equipamentos para os players usarem à medida que avançam. O que dá certos benefícios ou mais habilidades dentro do game. O Square Enix deve criar itens do game como NFTs, o que permite a propriedade individual – e imaginamos muito mais caros.
A empresa também pode criar um mercado para os players comprarem e venderem esses NFTs entre si. E, obviamente, essa dinâmica permitiria que os preços de mercado se formem, e consequentemente, os NFTs mais úteis e mais raros seriam vendidos por muito mais dinheiro.
Isso também pode permitir que os players ganhem dinheiro real com essas NFTs, o que significa que eles podem ganhar uma renda apenas jogando, e se tornaria algo “viciante”. Além disso, a Square Enix poderia programar cada NFT usando um “smart contract” (termo usado na tecnologia blockchain) para que a empresa recebesse um pequeno royalty toda vez que houvesse a venda. E isso criaria um fluxo de receita recorrente. Imagine agora isso para milhares de itens e em muitos jogos diferentes.
Essa estratégia pode gerar um enorme incentivo monetário e imaginamos que, por isso, outras empresas de games entraram nesse “trem” e seguiram na mesma direção. Curiosamente, uma boa parte da base de fãs da Square Enix não gostaram inicialmente da ideia e não querem ver NFTs incorporados em seus games favoritos. O que podemos entender é que muitos jogadores são apaixonados por seus games favoritos e relutam em ver sua experiência mudar de uma hora para outra – ou seja não querem lidar com as complexidades adicionais que os NFTs trariam.
Mas os incentivos monetários são grandes demais para serem ignorados. O que podemos ver agora seria apenas o começo de uma grande tendência, pois veremos, muito provavelmente, muito mais games com a incorporação do NFT’s no mercado em 2022.
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