Monique de Carvalho

Um dia tranquilo de churrasco se transformou em um pesadelo quando um periquito fugiu devido a uma gaiola deixada aberta. Rambi desapareceu e, após seis dias de busca, foi surpreendentemente encontrado a 160 quilômetros de sua casa, na Inglaterra, vivo e em bom estado.
A proprietária do pássaro, Yianoulla Evangelou, não tinha ideia de que Rambi, que nunca havia saído antes de casa, faria uma jornada tão longa. Inicialmente,a família pensou que ele poderia estar escondido nas redondezas,mas as tentativas de encontrá-lo foram em vão. O clima de desespero tomou conta, até que uma ligação inesperada trouxe alívio.
A descoberta inesperada
A chamada veio de uma organização de resgate animal,a Wildlife in Need,localizada na costa sul da inglaterra. Eles informaram que haviam recuperado um periquito verde equipado com uma tornozeleira de identificação. O que parecia ser uma esperança distante começou a se concretizar: poderia ser realmente Rambi?
A fuga
Durante a festividade, Rambi estava no quintal ao lado de outros pássaros, mas o susto causado por um barulho de construção pode ter feito o animal voar para longe. “Acreditávamos que ele estivesse por perto, por nunca ter voado longe. Ficamos devastados”, afirmou Yianoulla. Mesmo com todo o empenho, as buscas iniciais não trouxeram resultados e a ideia de encontrá-lo vivo parecia cada vez mais remota.
Siga aqui o canal do SóNotíciaBoa no WhatsApp
O reencontro
Foi em um estacionamento de um supermercado em Dorset que a sorte virou. Uma mulher se surpreendeu ao ver Rambi pousar em seu ombro. Sem saber como proceder,ela o levou para uma instituição de resgate.A equipe, cética, verificou a tornozeleira do pássaro com os dados da família e, após comparações, chegaram à conclusão de que era ele mesmo. “Era uma coincidência extraordinária. Nunca testemunhamos algo semelhante”, comentou Yianoulla.
A família percorreu duas horas e meia até chegar ao local do reencontro, e, ao se verem novamente, a confirmação era clara: era Rambi. “sentimos uma alegria indescritível. Achávamos que nunca mais o veríamos”, relembra Yianoulla.
Uma história de superação
Não se sabe como Rambi atravessou os 160 km que o separavam de sua casa, mas especula-se que tenha se escondido em algum veículo sem ser notado. Para um pássaro doméstico, uma trajetória tão improvável desperta curiosidade.
“Ele é muito carinhoso, adora dançar e até consegue reproduzir algumas palavras”, conta Sheniz, irmã de Yianoulla. Empolgada com a inusitada aventura,ela até cogita escrever um livro infantil com a história de Rambi,intitulado #BringRambiHome.
no fim das contas, a história que começou com angustia teve um desfecho positivo. “A mulher que o resgatou disse que ficaria com ele, mas percebeu que alguém sofria pela sua ausência”, revelou Yianoulla, aliviada e grata. Agora, Rambi está de volta ao lar, sendo acarinhado e desfrutando de uma nova fama.
