As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
O que está em alta nas redes sociais hoje é notícia velha amanhã. Lembro-me dessa verdade à mesa de jantar com minhas duas filhas adolescentes. A conversa geralmente é algo como: “Ei, meninas, vocês viram este vídeo engraçado que se tornou viral?” Ao que minhas garotas respondem: “Pai, isso foi há duas semanas.”
Não pretendo estar por dentro das últimas tendências e, se você possui uma pequena empresa, você precisa parar de se concentrar nas tendências da mídia social e, em vez disso, planejar uma estratégia de mídia social. Muitos empreendedores tentam ser atraentes com suas postagens e mergulhar na diversão. Newsflash: não o ajuda a fechar mais negócios.
Se isso descreve você, pense em algumas das hashtags ou vídeos do TikTok que você criou e pergunte-se: “Minhas vendas aumentaram por causa de esta postagem em alta? ” Estou disposto a apostar que a resposta é não. Nem uma única pessoa se tornou seu cliente porque sua empresa pesou na cor de um vestido ou postou um meme de luvas de Bernie Sanders.
A única vez que faz sentido usar um tópico de tendência popular é quando esse tópico se encaixa na sua marca. Se você tem uma loja de roupas, falar sobre a cor do vestido faz sentido.
Qual é a sua marca?
O que você está tentando comunicar online? Qual é o seu calendário de marketing para o próximo ano? Essas são as perguntas que você precisa se perguntar.
Sempre comece entendendo sua marca. A mídia social deve ser uma extensão de quem você é como empresa. Antes de começar a enviar conteúdo, saiba a resposta a esta pergunta. Sua marca pode ser definida como o produto que você oferece ou seu excelente atendimento ao cliente. Não basta dizer qual é a sua marca; você deve comer, dormir e respirar sua marca.
Lembro-me da cena engraçada do filme Elfo quando o personagem de Will Ferrell fica animado com a placa na janela do restaurante local que diz “O Melhor Café do Mundo”. Conheça sua marca e divulgue sua marca nas redes sociais.
No entanto, o que você comunica online precisa ter um propósito. Deixe-me alertá-lo para não usar apenas suas mídias sociais para promoção. Você precisa seguir a regra 90-10 quando se trata de mídia social. Isso significa que 90% de seu conteúdo precisa ser valioso para seus seguidores atuais e potenciais e apenas 10% de conteúdo promocional. É aqui que muitas pequenas empresas falham nas redes sociais. Muita autopromoção e valor insuficiente.
Relacionado: Defina sua identidade de marca em três etapas
O que é valioso para seus seguidores?
Em primeiro lugar, pergunte-se quem é o público-alvo da sua empresa. Como você pode relacionar o interesse do seu público-alvo com os produtos que você está vendendo, sem que isso apareça como uma promoção?
Digamos que você tenha uma loja de iscas e equipamentos. Você vende suprimentos para pessoas que gostam de pescar. Nesse caso, a maior parte do seu conteúdo online precisa ser centrado em artigos e vídeos que dêem dicas aos seus clientes em potencial sobre como pescar o próximo grande peixe. Quando você começa a construir seguidores interessados no conteúdo, você usa os 10 por cento para promover seus produtos.
Relacionado: 10 Leis of Social Media Marketing
Planeje seu calendário de marketing
Quando você olha para o próximo ano, o que você quer promover ao longo do ano? Crie uma estratégia que complemente seu plano de marketing geral. Veja as vendas do ano anterior. Quais produtos foram populares nos meses de inverno em comparação com os meses de verão? Ou quais produtos você quer divulgar mais em determinadas épocas do ano para gerar mais vendas?
São todas as ideias que as grandes empresas seguem todos os anos. Aprenda com as grandes corporações que têm orçamentos enormes. Aquela promoção que você aproveitou em agosto como consumidor, é provável que tenha sido bem pensada e planejada no ano anterior. A equipe de mídia social fez parte dessa estratégia de marketing.
Novo nas mídias sociais e procurando mais inspiração? Tente abrir um calendário de feriados nacionais e ver se você pode criar conteúdo ou promover certos produtos ou serviços em datas no calendário. Tente se perguntar o que seus clientes potenciais estão pensando ao longo do ano e como você pode se conectar com eles nas redes sociais.
Resumindo, é hora de você parar de ser reativo com suas redes sociais e ser proativo no ano novo.
Relacionado: 8 maneiras simples de fazer a mídia social funcionar para sua empresa
Confira o link original postar
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.