Manter-se organizado é uma das melhores abordagens para manter um cronograma. É mais fácil encontrar o que você precisa e acompanhar as próximas reuniões, eventos ou compromissos. No entanto, se você é novo em manter um cronograma ou tem dificuldade em desenvolver técnicas organizacionais, considere a codificação por cores.
A codificação por cores é uma técnica bastante simples para manter um calendário organizado. Envolve categorizar seus eventos e atribuir uma cor específica a cada categoria. Isso torna mais agradável olhar para sua agenda, por exemplo, ao mesmo tempo que mantém uma estrutura.
Talvez você ainda não esteja convencido do conceito de código de cores. Afinal, como você pode decidir que quer mudar quando não tem todos os fatos? Continue lendo para saber os prós e os contras de codificar seus calendários por cores.
Para começar esta lista de uma forma otimista, aqui estão as muitas vantagens de manter um sistema de calendário com coordenação de cores.
É um sistema fácil
Organizar pode fazer você pensar no perfeccionista da sua vida que se esforça para programar, estruturar e categorizar tudo. No entanto, você não precisa se comprometer com os mesmos extremos apenas para se tornar mais organizado. Essa é uma das razões pelas quais o código de cores é tão popular e um método de categorização preferido para muitos – é super fácil!
Essa técnica não exige muito esforço ou tempo, mas pode efetivamente colocar sua agenda em ordem. Tudo o que você precisa fazer é criar categorias para os tipos de eventos que colocará em sua agenda e escolher as cores correspondentes. Por exemplo, amarelo pode significar consultas médicas e verde pode ser reuniões de trabalho.
Também não é muito difícil conseguir isso em um calendário online. No Google Agenda, pressione os três pontos à direita da sua agenda e as opções de cores aparecerão. No Outlook, clique em “categorizar”, “todas as categorias” e depois em “categorias de cores” e pronto. Para o aplicativo Calendário, clique no pequeno botão “i” à direita do seu calendário para acessar as opções de cores. Tem um sistema operacional diferente? Descobrir como coordenar cores é uma simples pesquisa na Internet!
Facilita a localização de eventos
Às vezes, você está com pressa e precisa verificar rapidamente em sua agenda qual evento está chegando. Ou talvez você não se lembre do prazo do projeto e não tenha ideia de onde procurar na sua agenda. Ambos os problemas podem ser facilmente resolvidos através do código de cores.
Olhar para o seu calendário e entender o que envolve a sua semana ou mês é simples com a coordenação de cores. Mesmo sem verificar os detalhes de todas as suas tarefas, você pode ver que tipo de eventos estão surgindo apenas com base nas cores.
Você pode percorrer rapidamente as cores das categorias ao procurar um evento específico em seu calendário. Por exemplo, se você tem um prazo e não consegue se lembrar exatamente quando, analise os eventos com a cor correspondente. Procurar algo em sua agenda nunca foi tão fácil.
Pode ajudá-lo a priorizar tarefas
Você tem dificuldade em priorizar tarefas de maneira eficaz em sua vida? Talvez você esteja tentando melhorar as prioridades, mas o conceito tem sido difícil de seguir ou lembrar. Bem, você adivinhou – o código de cores pode ajudar.
Ao escolher as cores para as categorias da sua programação, tente basear essas seleções na associação de cores. Isso significa que você escolherá a cor de uma categoria com base nos sentimentos ou associações que essas cores trazem para você. Por exemplo, o vermelho pode fazer você pensar em urgência, para que você possa coordenar por cores seus projetos que serão lançados em breve.
Agora, ao verificar seu calendário, você pode encontrar facilmente o que precisa ser feito primeiro. E, agora, é menos provável que você esqueça quais tarefas deseja priorizar.
A cor melhora a memória
Os calendários de papel podem ser bastante coloridos por si só, dependendo dos padrões ou designs que você escolher. Uma imagem atraente pode certamente chamar sua atenção. No entanto, na maioria das vezes, a própria parte do calendário é de uma cor neutra, como preto ou cinza. Mesmo se você usar um sistema de calendário online, as cores geralmente são preto e branco padrão.
Adicionar tarefas em cores brilhantes pode ajudar a destacar seus eventos. Isso não apenas chama melhor a atenção, mas também pode ajudar a lembrar o que você precisa fazer. Um estudo de 2013 descobriu que as cores, além dos neutros, podem realmente melhorar a sua memória. Isso significa que seu cérebro retém informações com mais facilidade quando elas vêm em cores brilhantes em vez de pretas.
Portanto, codificar seu calendário por cores pode ajudá-lo a lembrar sua programação. É menos provável que você tenha que acessar sua agenda repetidamente ao adicionar novos compromissos ou lembrar uma data de vencimento. Embora, verificar-se novamente seja sempre uma boa ideia!
Torna os calendários compartilhados mais simples
Se você compartilha calendários com colegas de trabalho para o seu trabalho, saberá que olhar para todos eles às vezes pode parecer uma grande bagunça. Felizmente, você pode atribuir uma cor diferente ao calendário de cada pessoa para diferenciar melhor entre todos eles.
Por exemplo, o Google Agenda permite que cada usuário de um grupo de trabalho personalize sua própria cor de calendário. Dessa forma, cada usuário pode identificar mais facilmente as programações uns dos outros com base nessas cores específicas do calendário.
Seu espaço de trabalho não parecerá mais uma bagunça total e você poderá visualizar a agenda de outra pessoa com mais facilidade. E assim mesmo – você simplificou um aspecto do seu trabalho.
Contras
É claro que nenhum sistema é perfeito. Sempre há contras, que podem variar de pessoa para pessoa com base nas preferências pessoais. Aqui estão alguns exemplos a serem considerados antes de mudar para a coordenação de cores.
Pode levar mais tempo
Ao iniciar qualquer nova rotina ou técnica em sua vida, talvez você precise dedicar algum tempo extra para aperfeiçoar o processo. Isso também é verdade quando se trata de começar a codificar seus calendários por cores.
O processo de inicialização levará um momento para configurar tudo. Você precisará decidir a cor de cada categoria, o que pode levar alguns minutos se você for exigente. Isso levará muito mais tempo se você tiver várias categorias.
Então, você precisará dedicar tempo para colocar tudo nessa nova ordem. Se você usar um calendário de papel ou quadro branco, terá que reescrever tudo de acordo com a cor. Com um calendário online, você terá que acessar suas configurações e alterar a cor de cada tarefa. A facilidade e a duração serão determinadas pela simplicidade ou dificuldade do processo com seu software de calendário específico.
Pode levar algum tempo para se acostumar
Além disso, esteja ciente de que iniciar um novo sistema organizacional levará algum tempo para se acostumar. Você pode, por padrão, esquecer de anotar as tarefas de acordo com o esquema de cores escolhido. Então, você terá que voltar e refazer esta entrada.
Além disso, pode demorar um pouco para se acostumar com o significado de cada cor. Para se lembrar do seu código, escreva uma legenda sobre a que cada cor corresponde.
E embora este não seja o fim do mundo de forma alguma, refazer algo pode provocar um gemido ou uma palma na cara. Corrigir-se levará mais tempo do que se você já estivesse acostumado com o processo.
Depende de você
Depende de você mudar ou não todo o seu sistema de agendamento para uma organização baseada em cores. Esta lista de prós e contras não é exaustiva – alguns outros aspectos, sejam negativos ou positivos, podem vir à mente. Como você organiza sua vida é sua escolha no final do dia, então siga seu instinto.
Crédito da imagem em destaque: Pixaby; Pexels; Obrigado!
A postagem Os prós e contras da codificação por cores em seus calendários apareceu pela primeira vez no Calendário.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.