O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)
Sempre na quarta quinta-feira de novembro, os EUA celebram o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) – o feriado mais importante do país. É um momento em que as pessoas viajam para ficar com suas famílias e agradecer as coisas boas do ano que se passou.
Ele marca também o início das festas de fim ano, pois logo depois vem o Natal e o Ano Novo.
CONHECE O FERIADO DO MEMORIAL DAY?
CONHEÇA O FERIADO DO DIA DOS VETERANOS (VETERANS DAY) NOS EUA
A seguir, a AG Immigration preparou um conteúdo especial para você conhecer tudo o que está envolvido em torno do Dia de Ação de Graças.
Como surgiu o Dia de Ação de Graças?
Em novembro de 1620, um navio chamado Mayflower transportou 102 peregrinos fugidos da Inglaterra para a costa leste dos Estados Unidos.
Alguns meses depois, receberam a visita de índios nativos, que os ensinaram a cultivar a terra e outras técnicas de subsistência. Esse é considerado um momento de harmonia entre povos e conciliação entre as diferenças, fugindo do padrão europeu de exploração das comunidades indígenas das terras que eles colonizavam.
Em novembro de 1621, após a colheita ter se mostrado bem-sucedida, os colonos ingleses convidaram os nativos para um festival celebratório que durou três dias e foi marcado pela fartura da comida e pelo clima de paz.
E embora não se tenha usado o nome Dia de Ação de Graças naquela época, foi assim que, ao longo do tempo, a data ficou conhecida, passando a ser comemorada praticamente todos os anos.
Em 1863, o então presidente dos EUA, Abraham Lincoln, estabeleceu oficialmente o Dia de Ação de Graças como um feriado nacional. Em 1942, após um decreto presidencial de Franklin Roosevelt, ele passou a ser celebrado sempre na quarta quinta-feira de novembro.
128 PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PROVA DE CIDADANIA AMERICANA
50 PERGUNTAS DA ENTREVISTA DO VISTO K-1 DE NOIVOS
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MUDANÇA DE STATUS E AJUSTE DE STATUS?
O dia anterior ao Thanksgiving é conhecido pelos americanos como Drinksgiving, pois as pessoas que voltaram à sua cidade natal ou à casa da família lotam os bares locais para beber com os amigos de infância, já que o Dia de Ação de Graças propriamente dito é passado com a família.
Como celebrar o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)?
Por ser um feriado prolongado, que começa numa quinta-feira, é comum que os americanos viagem para reencontrar suas famílias, com o objetivo de agradecer pelas coisas boas do ano. Por conta disso, é tradicional também que as pessoas façam atos de doação e caridade nesta época do ano, como ser voluntárias em abrigos para moradores em situação de rua, para que eles também tenham a chance de celebrar a data.
O Dia de Ação de Graças está muito associado à fartura de comida, com o preparo da ceia começando bem cedo ou até mesmo no dia anterior. E a maioria das famílias, antes de comerem, sentadas ao redor da mesa, dizem pelo que são gratas naquele ano.
As comidas tipicamente associadas ao banquete do Dia de Ação de Graça são: peru (assado, recheado ou frito), molhos para carne, milho-doce, purê de batata, batata doce, pão de milho e geleia de mirtilo vermelho (cranberry).
Entre as sobremesas, a torta é a mais comum, principalmente com sabores de abóbora, noz-pecã, batata doce ou maçã.
Outra tradição comum do Dia de Ação de Graças é a quebra da fúrcula ou osso da sorte (wishbone, em inglês) – que é um ossinho da região do peito do peru que tem formato em “V”. Depois da refeição, quando o osso já está seco e quebradiço, duas pessoas o seguram, cada uma por uma das extremidades do “V”, fazem um pedido e puxam. Aquela que ficar com a parte maior da fúrcula, acredita-se que terá seu desejo transformado em realidade.
No Dia de Ação de Graças também acontecem diversas paradas em todo os EUA, com carros alegóricos, bandinhas e balões gigantes infláveis de personagens de quadrinhos e desenhos. As pessoas vão assistir às paradas na rua ou pela televisão, que costuma transmitir esses eventos.
Como as pessoas ficam quatro dias em casa, já que o comércio fica fechado ou aberto em esquema limitado, assistir TV é um hábito do feriado, em especial jogos de futebol americano. Para quem não gosta, jogos de tabuleiro e, mais recentemente, os serviços de streaming são a melhor opção.
Por fim, uma última curiosidade: a Black Friday é sempre a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Portanto, é comum que as pessoas passem esse dia nas lojas, supermercados e shoppings em busca de promoções. Por conta disso, surgiu um movimento conhecido como Giving Tuesday – que é a terça-feira seguinte à Black Friday. A ideia é estimular as pessoas a doarem para os mais necessitados após um dia de gastança nas promoções, encerrando assim o ciclo do Thanksgiving.
Para saber mais, acesse os sites Britannica e History (em inglês).
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes