A tecnologia que facilita os pagamentos pode facilitar o roubo. Matt Barnett, cofundador da empresa de cibersegurança SEVN-X, contou sobre um golpe chamado “interceptação fantasma”. Funciona assim: um ladrão se aproxima da pessoa em um local movimentado com um leitor de cartões escondido. Ele então debita uma quantia do seu cartão contactless ou carteira digital no seu celular ou relógio sem a sua permissão.
“A tecnologia é mais segura, a criptografia é melhor, a natureza criptográfica do produto é mais robusta, mas é mais fácil. Trocamos essa conveniência pela segurança que ela proporciona”, disse Barnett.
“Poder simplesmente tocar e usar facilita muito a vida e, em teoria, é muito robusto. Mas esse leitor também pode ser duplicado, clonado ou simplesmente ter seus dados registrados por um invasor”, acrescentou Barnett.
Barnett disse que isso pode acontecer se o seu telefone estiver desbloqueado ou se você usar uma configuração que permita pagar sem desbloquear o aparelho.
“Você precisa olhar para o cartão e usar o Face ID ou digitar sua senha para que ele seja lido. Assim, você tem alguma proteção em seus telefones e dispositivos inteligentes”, disse Barnett.
Você pode desativar o Modo Expresso se não estiver usando. No iPhone, acesse Ajustes, Carteira e Apple Pay e verifique as configurações do seu cartão Express Transit.
Para dispositivos Android com o Google Wallet, Dong Min Kim, Diretor de Gerenciamento de Produtos do Google Wallet, explicou em um e-mail para a NBC 5: “Como o Google Wallet exige que você desbloqueie seu dispositivo para pagar, manter o telefone bloqueado quando não estiver em uso é uma maneira eficaz de evitar cobranças não autorizadas”.
Segundo o Google, o aplicativo cria um token exclusivo para cada dispositivo, de forma que o número real do seu cartão de crédito ou débito não seja armazenado no aparelho nem compartilhado com os comerciantes. Há um modo expresso para pagar passagens de trem ou ônibus sem desbloquear o celular. É um recurso que os usuários podem ativar. O Google informou que, se o dispositivo não tiver sido desbloqueado nas últimas 24 horas, os usuários serão solicitados a desbloqueá-lo antes de usar o passe de transporte.
Em relação aos cartões de crédito, Barnett explicou que uma capa com bloqueio RFID pode ser usada para evitar o roubo de dados sem fio.
Ative os alertas de transação para seu banco e cartões de crédito. Se você receber uma cobrança que não reconhece, poderá contestá-la rapidamente.
O Better Business Bureau alerta que golpistas também podem abordar os consumidores, alegando vender algo ou solicitando uma pequena doação para, em seguida, cobrar um valor muito maior.
O Better Business Bureau recomenda não apressar o processo de pagamento. Verifique o nome da empresa e o valor da transação. Golpistas podem contar com o fato de você usar seu cartão sem confirmar ou solicitar um comprovante.
Confira o link original do post
Matéria original por Brazilianpress
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.





