Jovem brasileiro surpreende ao acordar de coma e inicia nova jornada na Medicina após diagnóstico de paraplegia

Heberth Vinicius Santana, um jovem que acordou do coma após um grave acidente, teve sua vida transformada quando recebeu a notícia de que havia sido aprovado em Medicina na UFPE, no Recife. Superando desafios, ele agora dedica sua trajetória a ajudar outras pessoas com deficiência. Conheça a história inspiradora desse guerreiro
Jovem brasileiro surpreende ao acordar de coma e inicia nova jornada na Medicina após diagnóstico de paraplegia
Heberth, ao superar o coma, descobre sua aprovação em Medicina e passa a apoiar outros pcds na‌ UFPE.

A história de Heberth Vinicius Santana​ é um verdadeiro exemplo de superação.​ Após um ⁤trágico acidente, o jovem ​despertou do coma⁢ e soube que havia sido aprovado ‍no curso de Medicina na Universidade Federal ⁣de Pernambuco (UFPE). Agora, comprometido com a causa dos portadores de deficiência, ​ele busca promover‌ melhorias na⁣ acessibilidade‌ do campus.

‌Em um ⁤incidente marcado pela tragédia, Heberth​ e‍ seu tio foram ⁤vítimas de​ um ⁣assalto em São Paulo, durante ⁢a madrugada‌ do dia 16 de dezembro de 2023.Após ⁣tentarem fugir‌ dos criminosos, o veículo em ⁢que⁢ estavam capotou diversas vezes, resultando ‌em⁣ graves ferimentos, incluindo ‌traumatismo craniano e lesões na ⁢coluna. “Eu era o paciente mais grave da UTI. Minha mãe‍ só estava⁢ lá porque pensavam que eu não ‍iria sobreviver”,relembrou ao g1.

Desafios e‍ Renascer

Enquanto permanecia em coma, Heberth passou por ‌várias cirurgias, e a notícia de sua aprovação no vestibular chegou quando ele⁣ ainda‍ estava inconsciente. “Minha mãe hesitou em‌ me contar que ⁣tinha⁢ passado. Eu tinha ⁤acabado de descobrir que estava paraplégico”, mencionou‍ o estudante. As aulas estavam programadas para começar em abril de 2024, mas ele⁤ ainda ⁤se recuperava e fez ​fisioterapia antes de retornar a Recife.

Apesar do ‍adiamento, a UFPE‍ garantiu sua⁤ vaga‍ e,‌ aos 21 anos,⁣ Heberth finalmente iniciou o curso em ​setembro de 2025. Dedicando-se a auxiliar ⁢outros estudantes com deficiência,ele destacou as lacunas de​ acessibilidade na universidade por meio de seu⁢ perfil no Instagram. Com seu ativismo, ​a instituição já tomou medidas para instalar banheiros acessíveis e mesas adequadas no Centro‌ de Ciências ⁤da Saúde (CCS).

Apoio Coletivo

Inicialmente, Heberth temia que sua presença pudesse ser‌ um incômodo para os ⁢outros alunos, mas se surpreendeu‌ com a acolhida. “A​ resposta foi completamente oposta. Meus colegas se mobilizaram ⁤para lutar‍ por acessibilidade e pressionar a administração a ‌fazer ⁣as melhorias necessárias”, afirmou.

Voa alto, Heberth. Sua jornada nos inspira⁤ e todos estamos torcendo por você.

Heberth, ao acordar do coma, descobre ⁤sua aprovação em Medicina e apoia ‌PCDs.

Veja também