As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
Sou um coach de marca pessoal de 41 anos e consultor de RP, sem diploma e sem treinamento formal em minha área de especialização. Mas, por experiência própria, pude dirigir uma agência boutique de RP de sucesso que trabalhou com mais de 100 marcas locais e internacionais nos últimos 12 anos e criou um negócio de coaching lucrativo nos últimos três anos.
Como profissionais, às vezes colocamos muito foco em qualificações, diplomas, certificações e outros resultados educacionais – e não o suficiente na jornada e experiência únicas que podem agregar valor adicional para apoiar sua educação e, em última instância, sua escolha de carreira. Não me interpretem mal, acredito que ter as qualificações adequadas pode agregar valor significativo à sua marca. Mas o que adoro em relação à marca pessoal é que é uma combinação de suas paixões, educação, experiência e especialização que o diferenciará de outras pessoas em um campo de carreira semelhante.
Vamos pensar sobre isso desta forma: Se você fizesse parte de uma turma de formandos onde 100 de seus colegas acabaram de se formar com o mesmo diploma e 50% de vocês vão se candidatar ao mesmo emprego, o que o tornaria o candidato escolhido durante a entrevista se todos vocês tem as mesmas qualificações no papel? É aí que entra a marca pessoal.
Acho que nos concentramos muito em onde queremos ir e nas coisas que precisamos realizar, sem dar atenção suficiente ao que já fizemos e como podemos aproveitar isso ao longo de nossa carreira. O mapeamento de jornada ajuda você a obter clareza sobre os elementos de apoio de sua marca pessoal que podem ajudá-lo a se destacar quando uma oportunidade surgir.
Viagem reversa
Reveja sua trajetória pessoal e profissional até o momento. Observe as experiências-chave e anote as habilidades aprendidas ao longo do caminho. Você pode dividir em:
- educação (incluindo treinamentos e workshops)
- experiência pessoal
- on-the- experiência de trabalho
- quaisquer destaques da carreira
- desenvolvimento pessoal
Relacionado: Marca Pessoal: A Chave para o Sucesso na Era Digital
Hitchhikers
Pense nas diferentes pessoas que vieram acompanhá-lo em sua jornada pessoal e como isso pode ter impactado sua carreira. Eles podem ser familiares, amigos, mentores, professores ou colegas de trabalho. Eles podem até ser pessoas que moldaram sua jornada por meio de livros, webinars e até mesmo mídias sociais. Por exemplo, toda a minha vida mudou em 2017 depois que li O Ano do Sim por Shonda Rhimes. Foi o que me levou a escrever um livro, o que me levou a me tornar um palestrante internacional. Quem são as pessoas que impactaram você e agregaram valor significativo à maneira como você faz o que faz?
Bloqueios e desvios
A vida acontece! Coisas acontecem em sua vida que você pode não ter planejado tanto em sua vida pessoal quanto profissional, que fazem você ter que pisar no freio e parar ou mudar o curso de sua direção. No momento, às vezes pode parecer muito assustador, mas olhando para trás, você pode identificar como um obstáculo ou desvio realmente o colocou exatamente onde você precisava estar naquele momento. Quais foram alguns dos obstáculos que você enfrentou que o levaram a se tornar um profissional melhor em sua área? Quais foram alguns dos desafios que você teve que superar?
Mudança de faixa
Mudar às vezes pode ser assustador. Mudar de emprego, mudar de local, mudar de carreira – tudo isso pode vir com seu conjunto único de desafios. No entanto, com a mudança vem a oportunidade de aprender coisas novas, conhecer novas pessoas e ter novas experiências. Como as mudanças no seu percurso profissional agregaram valor à sua área de atuação?
Relacionado: Quer Mais Clientes? Foco na sua marca pessoal
Calculando uma nova rota
Começar de novo pode ser difícil, mas também pode ser uma bênção disfarçada. Você não sabe para onde a nova jornada o levará, mas se você olhar para ela como uma oportunidade de aprender, crescer e se tornar mais alinhado com quem você deve ser, então tudo valerá a pena e você pode use-o para realçar ainda mais a sua marca pessoal.
Fazer este exercício simples pode ajudá-lo a ver onde você esteve, onde está tentando chegar e o que mais você pode precisar fazer em entre para chegar ao seu destino final. Pense na marca pessoal como uma jornada, e leve todas as experiências ao longo do caminho para se tornar a pessoa e o profissional que você precisava ser hoje.
Lembre-se: Pode haver várias pessoas com o seu cargo e as qualificações, mas apenas uma pessoa tem a sua experiência exata – e é você. Não tenha medo de usar isso como uma ferramenta ao posicionar sua marca pessoal.
Relacionado: 3 Princípios para Marca Pessoal Sucesso
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.