O indígena brasileiro Jósimo Constant (Kãdeyruya), do povo Puyanawa da Aldeia Barão, no município Mâncio Lima (AC), foi aprovado no programa Oportunidades Acadêmicas pelo Education USA. De acordo com reportagem do portal R7, ele ganhou uma bolsa de estudos integral para realizar o sonho de cursar o doutorado em ciências políticas.
De acordo com ele, o pai foi a maior inspiração e motivação nos estudos. “Meu pai é professor e desde pequeno me fez me apaixonar pelos estudos e entender a importância da educação para o nosso povo indígena”, explicou.
Quando ainda era criança, Jósimo, que hoje tem 32 anos, se familiarizou com o inglês ao ouvir os missionários americanos que visitavam a aldeia. Aos sete anos de idade, ele, então, começou o processo de alfabetização com a língua portuguesa.
Ele foi o primeiro indígena a se formar pela UnB (Universidade de Brasília) em Ciências Sociais com bacharelado em Antropologia e Sociologia. Depois ele concluiu seu curso de mestrado em direitos humanos. “Eu enfrentei muitas dificuldades financeiras e também psicológicas durante os estudos na faculdade. Mas eu tinha um objetivo, me formar e dar uma vida melhor para a minha família, meu povo”, disse.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes