Renovação de H-1B e L-1 dentro dos EUA
Uma ótima notícia para imigrantes que trabalham nos EUA com vistos temporários. O Departamento de Estado vai iniciar, ainda em 2023, um projeto para que detentores de vistos como H-1B e L-1 possam renová-los sem terem de sair dos EUA, como hoje são obrigados a fazer. A informação foi inicialmente revelada pelo jornalista Andrew Kreighbaum, da Bloomberg Law, na última quinta-feira (9/2/2023).
Atualmente, profissionais que atuam nos EUA com o visto H-1B – particularmente popular na indústria de tecnologia – podem ficar no país por três anos, podendo ser renovado por outros três. Quando essa validade acaba, o trabalhador precisa retornar a seu país de origem para submeter uma série de documentos ao Consulado ou Embaixada americanos e ter uma nova data carimbada no passaporte. O mesmo serve para o visto L-1.
Sem isso, eles profissionais não podem trabalhar nos EUA ou, se viajarem para fora do país, não conseguirão entrar novamente em solo americano.
O problema é que esses imigrantes têm esperado meses – às vezes anos – para ter o visto de renovação carimbado. É uma situação especialmente preocupante para os profissionais indianos, que respondem por cerca de dois terços de todas as emissões de H-1B. Enquanto isso, eles correm o risco de perder seus empregos nos EUA – caso o empregador não consiga esperar tanto tempo pelo retorno do funcionário – ou até mesmo terem seus planos de obter um green card prejudicados.
A renovação dos vistos H-1B e L-1 domesticamente nos EUA (algo que exista até 2004) foi sugerida em setembro de 2022 pelo Subcomitê de Status Imigratório e de Cidadania da Comissão de Aconselhamento Presidencial sobre Asiático-Americanos, Havaianos Nativos e Habitantes das Ilhas do Pacífico, criada em 28 de maio de 2021 pelo presidente Joe Biden por meio da Ordem Executiva 1431.
Na mesma reunião do Subcomitê, foi sugerido ainda que Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) estabeleça procedimentos que mantenham famílias de imigrantes reunidas enquanto estiverem detidas – em vez de separar filhos de pais, como tem acontecido com frequência.
Viva legalmente nos EUA
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card americano ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA ou para empresas que desejam contratar mão de obra estrangeira nos EUA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes