O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) está se preparando para liberar até 600.000 imigrantes indocumentados antes do final de setembro. A agência disse a a um juiz federal que esta é uma estimativa inicial do caos que o governo federal prevê após encerrar a regra conhecida como Título 42, adotada pelo ex-presidente Donaldo Trump e permitia que os agentes de fronteira expulsassem os imigrantes sem dar-lhes direito à uma audiência de imigração.
O ICE revelou o número em um processo judicial que trata sobre como planeja lidar com crianças imigrantes indocumentadas que chegam como parte deste aumento.
Deane Dougherty, coordenadora juvenil do ICE, escreveu no documento que o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) espera um “aumento histórico na fronteira, com projeções previstas para triplicar as chegadas atuais”.
A coordenadora disse que o ICE espera capturar e libertar mais de 3.000 imigrantes indocumentados todos os dias. Um número alto se comparado aos dados de março que foi de 774 liberados por dia. “Dadas essas previsões e a decisão recentemente anunciada de encerrar o Título 42 no próximo mês, o ICE deve mudar seu foco e se preparar para gerenciar seus recursos e liberar uma população de até 600.000 até o final do ano fiscal”, disse a coordenadora.
O DHS previu que pegará até 18.000 pessoas por dia cruzando a fronteira. Muitos deles provavelmente serão pegos e liberados pela Patrulha de Fronteira antes mesmo de entrarem sob custódia do ICE, então o número total de libertações pode subir bem acima da cifra de 600.000.
Jessica Vaughan, diretora de estudos de políticas do Centro de Estudos de Imigração, disse que o número de casos que o ICE antecipa seria sem precedentes. “Este documento revela casualmente que o sistema de captura e soltura de Biden, resultando no reassentamento de centenas de milhares de pessoas que cruzam a fronteira ilegalmente, não é uma resposta a uma emergência, não devido à falta de recursos, e não o resultado de incompetência, mas uma política deliberada e intencional”, disse ela.
De acordo com a lei, o ICE pode deter os imigrantes até suas audiências de imigração, mas a agência tem um orçamento para apenas 34.000 leitos de detenção diária. Desta forma, o que passar deste número deve ser liberada.
No domingo, dia 17, o ICE relatou 18.708 de seus leitos estavam em uso.
O post ICE se prepara para liberar até 600 mil imigrantes na fronteira apareceu primeiro em Jornal Negócio Fechado USA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes