As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são de sua autoria.
Num mundo onde dominam as interações digitais, a relação simbiótica entre a inteligência artificial (IA) e a marca está a transformar o cenário. Embora a IA não consiga replicar o toque humano genuíno, está a emergir como uma ferramenta poderosa para criar ligações autênticas com os consumidores.
No cenário empresarial competitivo, empresas de todos os tamanhos procuram oportunidades para trabalhar de forma mais inteligente, rápida e melhor do que a concorrência. Um número crescente de ferramentas de IA pode ajudar no gerenciamento de marca e reputação, mas o grande número de opções deixa muitas aquém.
Relacionado: Como a IA está forçando os profissionais de marketing a reinventar a indústria
A conexão humana além do algoritmo
O primeiro e mais importante passo é entender a IA como uma tecnologia assistiva, e não como um substituto inteiramente do esforço humano. Em segundo lugar, é fundamental estar atento às interações personalizadas e conectadas que os consumidores atuais exigem. As conexões emocionais criam ressonância com os clientes em potencial, deixando-os confiantes e confiantes nas marcas que escolhem.
No mundo de hoje, branding significa fazer essa conexão com seu público. Por natureza, é um processo que requer empatia, compreensão e criatividade. Você está tentando descobrir:
-
Como apresentar sua marca como uma autoridade em seu setor.
-
Como usar o branding para construir confiança e conexão com seu público.
-
O que “branding” significa para o público de hoje.
-
Como você pode reunir tudo isso para ter sucesso na marca adequada do seu negócio.
Compreender as interações e comportamentos humanos pode ajudá-lo a criar estratégias mais bem-sucedidas em branding, marketing e muito mais. Ao adicionar o poder da IA, você pode fazer ainda mais.
IA como catalisador para personalização
Como aprendemos com o uso de diversas ferramentas de IA e modelos de aprendizado de máquina, grandes quantidades de dados podem ser analisadas em um período muito curto de tempo. Para empresas que buscam melhorar sua personalização, esse é um grande benefício. Seus funcionários não precisam mais passar horas examinando e organizando os dados dos clientes para oferecer personalização. Eles podem simplesmente colocar a IA para trabalhar para coletar insights sobre as preferências e expectativas dos usuários.
Isso permitirá que você ofereça uma experiência aprimorada ao cliente que inclui tudo, desde recomendações personalizadas de produtos e serviços até mensagens personalizadas em suas campanhas de marketing. E você pode fazer tudo isso sem ter que selecionar os dados sozinho ao contar com a ajuda da IA.
No passado, o foco estava principalmente na segmentação de mercado, ou na divisão de públicos e na definição de personas de clientes com base em determinados dados demográficos ou outros fatores. As empresas encaravam isso como uma opção mais direcionada do que o marketing geral, e isso se tornou a norma. A IA vai um passo além, refinando ainda mais o processo de segmentação e permitindo que sua marca estabeleça conexões com seus clientes em um nível mais profundo.
Relacionado: 3 elementos atemporais de contar histórias que farão seu negócio crescer
O papel da IA na narrativa e na criação de conexões emocionais
Existem várias ferramentas de IA que você provavelmente já está usando para ajudá-lo a contar a história certa com o seu conteúdo. Pesquisa de palavras-chave, ferramentas de geração de tópicos, relatórios analíticos (gerados por IA) – a lista é mais longa do que você imagina.
A IA é um elemento poderoso na narrativa porque pode usar os dados fornecidos para identificar narrativas que ressoam em vários públicos. A inteligência artificial e as ferramentas automatizadas também podem ajudá-lo a otimizar a entrega do seu conteúdo, para que suas histórias encontrem os usuários certos no momento certo.
Isso também ajuda as marcas a identificar os gatilhos emocionais que impulsionam o comportamento do consumidor, o que facilita a criação de uma conexão emocional na experiência da marca. A IA emocional está se tornando ainda mais popular, à medida que ferramentas que podem identificar emoções por meio de palavras ou reconhecimento facial estão sendo desenvolvidas por muitos grandes participantes do setor.
E são essas conexões emocionais que vão diferenciar sua marca. Veja, por exemplo:
-
A Linha Amarela do Brasil usou a IA emocional da AdMobilize para medir métricas faciais e exibir anúncios com base nas emoções das pessoas.
-
A MetLife implementou uma ferramenta de coaching emocional de IA para ajudar os agentes a detectar melhor os estados emocionais e fornecer dicas e assistência em tempo real aos agentes. Isso aumentou sua pontuação de NPS, pontuação de Perfect Call e resolução de problemas, além de diminuir o tempo de atendimento de chamadas.
Estes são apenas alguns exemplos de quantas marcas estão começando a usar IA para criar experiências emocionais que o público de hoje gosta.
Melhorar a consistência da marcaency
É claro que não podemos falar sobre IA e automação sem discutir o benefício da consistência. Com a IA, você pode manter a consistência da marca em todas as plataformas e pontos de contato sem precisar nem pensar nisso. A IA pode ajudá-lo a alinhar mensagens, tom e design para criar uma identidade de marca coesa que você possa compartilhar com o mundo.
A IA pode até ajudá-lo a identificar áreas onde as coisas não são consistentes ou instâncias de sua marca que podem precisar de uma segunda olhada. Isso ajuda você a garantir ainda mais que está à frente da concorrência e oferece a experiência conectada que as pessoas desejam. A IA pode até mesmo delinear uma estratégia ou processo para você, para que você possa refiná-lo ainda mais em pontos de contato gerenciáveis e fornecer uma experiência consistente do início ao fim.
Relacionado: O que é Inteligência Artificial (IA)? Aqui estão seus benefícios, usos e muito mais
IA e autenticidade humana: Uma sinergia
A IA não pode substituir a autenticidade da criatividade e conceituação humana. No entanto, pode aprimorar diversas áreas da experiência humana. Numa era de inovações impulsionadas pela IA, manter essas ligações autênticas com os seus consumidores continua a ser uma prioridade. Embora a IA seja uma ferramenta que pode otimizar a análise de dados, a personalização, a narrativa e a marca, o elemento humano permanece no centro das relações marca-consumidor.
Ao adotar a IA como um acréscimo aos seus esforços humanos, sua marca será capaz de abrir um caminho em direção a interações significativas e personalizadas que ressoam no mundo digital de hoje. A IA está preparada para se tornar uma ferramenta poderosa para branding e marketing, ampliando as capacidades de seus funcionários humanos e fornecendo insights baseados em dados que ajudarão você a criar estratégias de branding mais eficazes no futuro.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.