A Flórida executou um homem nesta quinta-feira (23) por assassinar uma mulher em 1990, depois que ele escapou da prisão, esfaqueando-a até a morte no estacionamento de um shopping em uma tentativa de roubo de carro.
Donald Dillbeck, de 59 anos, foi declarado morto às 18h13. depois de receber uma injeção letal na Prisão Estadual da Flórida, informou o gabinete do governador. Ele havia sido condenado pelo assassinato de Faye Vann, de 44 anos, em Tallahassee, perto do Capitólio do estado.
A execução foi a primeira na Flórida em quase quatro anos e a terceira sob o governador republicano Ron DeSantis. Em comparação, seu antecessor imediato, o atual senador republicano dos Estados Unidos Rick Scott, supervisionou 28 execuções.
Os filhos de Vann, Tony e Laura, divulgaram um comunicado após a execução: “11.932 dias atrás, Donald Dillbeck matou brutalmente nossa mãe. Anos de memórias foram roubados de nós e tem sido muito doloroso desde então.”
Eles agradeceram a DeSantis por realizar a execução, dizendo que “nos deu um fechamento”.
A Suprema Corte da Flórida negou no início deste mês recursos alegando que ele não deveria ser condenado à morte porque sofre de síndrome alcoólica fetal e foi cruel e incomum mantê-lo no corredor da morte por mais de 30 anos antes de sua sentença de morte ser assinada. A Suprema Corte dos EUA negou seus recursos na quarta-feira.
DeSantis, que foi reeleito em novembro passado e é considerado um potencial candidato presidencial em 2024, ficou em silêncio sobre a pena de morte durante seu primeiro mandato.
Mas DeSantis criticou o fracasso de um júri do condado de Broward em condenar Nikolas Cruz à morte por atirar fatalmente em 17 alunos e professores em uma escola secundária de Parkland e, desde então, disse que quer mudar uma lei estadual de 2017 que exige uma recomendação unânime do júri para impor a pena de morte para que um ou dois jurados não possam afetar a sentença.
Desde que a Suprema Corte dos EUA restabeleceu a pena de morte em 1976, a Flórida tem sido um dos estados mais ativos na realização de execuções.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes