Uma família que ficou presa em Maui em meio aos incêndios florestais foi aproveitada por golpistas que pegaram seu dinheiro depois de se passarem por agentes de passagens da Southwest Airlines.
Kevin e Megan Morgan estavam de férias com seu bebê de 8 meses quando a fumaça e o fogo começaram, levando Megan a procurar no Google o número do atendimento ao cliente da Southwest para discutir uma mudança de voo para tirá-los da ilha imediatamente.
Exceto que havia um problema – o número não era realmente o número associado à Southwest, mas sim um número falso que os hackers haviam alterado para que, quando discado, colocasse o chamador em contato com um golpista fingindo trabalhar para o empresa para extorquir-lhes dinheiro.
Relacionado: Os golpistas estão alterando os números de telefone das companhias aéreas no Google e tentando roubar dinheiro fingindo reservar voos – aqui estão as bandeiras vermelhas a serem observadas.
O golpista disse a Morgan que seria uma taxa de alteração de $ 200, algo que disparou um alarme em sua cabeça, fazendo-a desligar o telefone.
“Eu fico tipo, ‘Não, não, não, não deveria haver taxas de alteração. Aqui é a Southwest. E ele diz, no telefone, ‘Já disse quatro vezes, isso é quanto custa se você quiser trocá-lo”, ela contou à tomada local CBS 13.
Mais tarde naquela noite, Morgan foi verificar o status de seu voo apenas para ver que o hacker havia usado as informações que ela lhe deu (os nomes de seus familiares e os números de confirmação do voo) para cancelar seus voos e usar o crédito do voo para reservar um voo para outra pessoa.
“Estou bastante ciente de certas maneiras diferentes pelas quais as pessoas enganam outras pessoas, mas nunca ouvi falar disso e é obviamente muito sofisticado”, disse ela.
Morgan disse que, como a maioria dos voos estava reservada, ela e sua família tiveram que remarcar tudo por US $ 3.400.
“Estamos desanimados ao saber que um cliente foi aproveitado por alguém se passando por um de nossos funcionários”, disse a Southwest em comunicado à CBS 13. “Nossa equipe de envolvimento com o cliente está em contato com o cliente para saber mais e oferecer assistência, e estamos investigando o assunto internamente.”
Relacionado: Veja como as principais companhias aéreas estão lidando com a crise do incêndio em Maui – cancelamentos, taxas e mais
A família Morgan é uma das muitas vítimas do golpe do número de telefone da companhia aérea no Google.
No mês passado, um tópico no Twitter de um homem chamado Shmuli Evers se tornou viral quando ele percebeu que estava sendo enganado após pesquisar no Google o número do atendimento ao cliente da Delta Airlines.
Sua experiência o inspirou a investigar mais, e ele descobriu que quase uma dúzia de outras companhias aéreas tiveram seus números do Google alterados por hackers.
“Não toleramos essa atividade enganosa e estamos constantemente monitorando e evoluindo nossas plataformas para combater fraudes e criar um ambiente seguro para usuários e empresas”, disse um porta-voz do Google à CNN na época. “Nossas equipes já começaram a reverter as imprecisões, suspendendo as contas maliciosas envolvidas e aplicando proteções adicionais para evitar mais abusos”.
Moral da história — sempre entre em contato com uma companhia aérea diretamente pelo site.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.