Mais de um milhão de imigrantes estão aguardando por permissões de trabalho – work permits – nos Estados Unidos. Com a pandemia, o tempo de processamento de vistos e work permits ficou muito maior, já que os consulados ficaram fechados por mais de um ano.O governo anunciou algumas medidas para tentar minimizar esses gargalos, mas o US Citizenship and Immigration Services (USCIS) ainda está operando com um grande atraso.
Entre as medidas, estão estender a validade da permissão de trabalho de um para dois anos. Hoje, o tempo estimado para a emissão de um work permit é de 12 meses. Antes da pandemia era de três meses.
Trabalhadores como o indiano Waqar Aqeel, que se graduou em dezembro em Ciência da Computação, vem se repetindo. Ele conseguiu uma vaga para trabalhar no Google, mas não pode começar a trabalhar até que autorização de trabalho saísse. A autorização foi aprovada, mas o cartão não foi enviado até o início deste ano. “Por pouco, não tive que voltar para o Paquistão e colocar tudo a perder”, disse Aqeel à Bloomberg.
O número de work permits pendentes chegou a 1.5 milhão no ano fiscal de 2021 (que acabou em setembro). Em 2020 eram 650 mil permissões pendentes. A diretora do USCIS, Ur Jaddou, disse estar ciente dos atrasos e na frustração que isso vem causado. “O USCIS implementou medidas para reduzir esse atraso e o volume está diminuindo. Nós aumentamos a validade dessas permissões de trabalho e estamos oferecendo extensões automáticas em algumas categorias de vistos”, disse. Com informações da Bloomberg.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes