As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são próprias.
Costumava ser o suficiente para gerar lucratividade, mas as empresas modernas (e seus funcionários) agora exigem um propósito superior transcendente. Este é o “porquê” por trás das declarações de missão e visão da sua empresa e ajuda a alinhar as decisões que você toma ao lidar com a incerteza nos negócios.
As organizações orientadas por propósitos são valorizadas pelas partes interessadas porque crescem três vezes mais rápido, em média, do que os concorrentes não orientados por propósitos. As organizações orientadas por propósitos incentivam o desenvolvimento pessoal entre todos os funcionários com o entendimento de que as empresas têm uma influência poderosa na sociedade e devem se concentrar em mais do que apenas metas financeiras.
É claro que criar uma organização voltada para um propósito sem sacrificar os lucros de longo prazo é mais fácil falar do que fazer. Requer o catalisador certo e os líderes transformadores entendem que alcançar autenticamente algo mais profundo e significativo alcança melhores resultados de negócios. Existem quatro maneiras de ser um catalisador de mudanças e liderar sua organização com propósito.
Relacionado: Por que um negócio com propósito é a verdadeira chave para o sucesso
1. Olhe para a voz da sua organização
O propósito não é inventado – é descoberto. E a melhor maneira de descobrir o propósito da sua organização é ouvi-lo. Chamo isso de “ouvir a voz da organização” e é o futuro do desenvolvimento da liderança. Líderes comprometidos em organizações orientadas por propósitos modelam o comportamento com recompensas e consequências apropriadas que estão alinhadas com padrões sociais e objetivos organizacionais.
Ser um catalisador de mudanças significa que você deve reconhecer o chamado superior de sua organização e ser transparente e aberto sobre como isso deve ser equilibrado com estabilidade financeira. O dinheiro por si só não é um fator determinante e você precisa de clareza sobre a verdadeira visão que deseja que todos sigam. Isso ajudará você a influenciar as pessoas ao seu redor a se tornarem defensores da mudança também.
Tome Burt’s Bees e sua missão de “For Nature. For All”. como um exemplo dessa ideia em ação. O popular fabricante de cuidados com a pele e os lábios emergiu como líder em esforços de sustentabilidade ao longo dos anos, com a grande maioria das embalagens de seus produtos sendo 100% recicláveis. Embora sua missão corporativa possa parar por aí e ser cumprida, os líderes da Burt’s Bees levam sua missão adiante, garantindo que seus produtos sejam adquiridos de forma responsável e não causem mais danos ao meio ambiente. Suas operações são livres de aterros, direcionando os resíduos para locais de compostagem, reciclagem e conversão de resíduos em energia.
Como disse a co-fundadora Roxanne Quimby, “Nós tiramos da natureza, então devemos respeitá-la e preservá-la.” É uma postura que serviu bem à empresa. A Burt’s Bees está sacrificando algum lucro para ser líder do setor em sustentabilidade? Sem dúvida. É a coisa certa a fazer para a saúde a longo prazo da empresa e, além disso, das comunidades que ela atende? Com certeza, e tudo começa com sua missão.
Relacionado: Por que um negócio com propósito é a verdadeira chave para o sucesso
2. Seja genuíno sobre sua visão
Seu propósito será o árbitro de todas as decisões de negócios, portanto, deve relacionar sua coragem e convicção a investidores, funcionários e clientes. Os defensores da mudança devem assumir a responsabilidade pela tomada de decisões importantes, por mais difíceis que sejam. Somos naturalmente atraídos por pessoas com coragem e convicção em suas ações, mesmo que isso signifique enfrentar as consequências.
Quando se trata de ser genuíno em suas convicções, a Patagonia e seu fundador, Yvon Chouinard, têm sido um exemplo consistente disso com a declaração de missão: “Estamos no negócio para salvar nosso planeta natal”. Como empresa, a Patagonia doa 1% de seus lucros para instituições de caridade a cada ano e se tornou uma empresa B certificada. A Patagonia também enfatiza a qualidade das roupas para combater o desperdício do fast fashion. Para apoiar isso, a empresa criou o programa Worn Wear para desviar mais roupas dos aterros, consertando as roupas dos consumidores da Patagônia e permitindo que os clientes as troquem por itens diferentes. A Patagonia poderia interromper suas iniciativas em seus esforços de ativismo, mas para permanecer fiel à sua missão, a Patagonia se esforça para garantir que seus produtos sejam melhores para o planeta.
Fale com o coração ao comunicar sua visão à equipe. Sua paixão e determinação se espalharão e se tornarão uma força motriz no gerenciamento de incertezas nos negócios que normalmente criariam ansiedade e pressão. Quando você é genuíno em seu propósito, isso facilita os negócios.
Relacionado: Poder com propósito: os quatro pilares da liderança
3. Conecte cada funcionário ao propósito
Uma organização é tão boa quanto seu pessoal, e converter sua equipe em campeões de mudança significa investir em liderança desenvolvimento. Todos os funcionários de todos os departamentos devem se sentir valorizados e significativos no que fazem em suas vidas profissionais.
Encontrar um propósito não é fácil, e mudar sua organização para segui-lo após o fato é ainda mais difícil. De acordo com a pesquisa da Bain & Company, apenas 12% das empresas que passam por gerenciamento de mudanças em larga escala atingem totalmente seus objetivos. Isso mostra que criar uma organização voltada para um propósito é mais fácil do que converter uma rebelde após o fato, mas implementar a mudança não é impossível.
As organizações orientadas por propósitos capacitam cada funcionário a fazer o melhor para o bem maior. Esse fator motivacional dará a seus funcionários iniciantes mais agência para trabalhar de maneira mais inteligente e tomar decisões mais ousadas que podem melhorar o desempenho operacional geral. Um senso de propósito pode aumentar a fidelidade do cliente e do funcionário, tornando o negócio mais lucrativo a longo prazo.
Relacionado: Como criar mais propósito em seu trabalho
4. Alinhe as mudanças de volta ao mesmo propósito todas as vezes
O ingrediente mais importante na criação de organizações orientadas por propósito é a consistência. A mudança é a única constante nos negócios e você deve mostrar consistentemente o progresso em direção ao mesmo objetivo em todas essas mudanças. Quando a Apple mudou de computadores Macintosh para iTunes, iPods, iPhones e tudo mais, ela manteve sua mesma missão maior: “A Apple está comprometida em trazer a melhor experiência de computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores em todo o mundo por meio de seu inovador ofertas de hardware, software e internet.”
Embora a paisagem e seus negócios mudem frequentemente ao longo de sua vida, sua vocação superior não deve mudar. A consistência é uma arma poderosa ao lidar com a incerteza nos negócios porque fornece uma base segura para as pessoas trabalharem e desenvolverem proativamente.
A parte mais difícil não é começar o hábito. Está guardando. Isso é algo em que você acredita, então compartilhe sua paixão pelas metas, compartilhe essa visão com seus funcionários e ouça seus comentários. Eles podem até saber como fazer com que o propósito da sua organização se torne realidade mais rapidamente.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.