Nesta semana alguns apoiadores da imigração pediram que dois senadores republicanos da Flórida, Marco Rubio e Rick Scott, apoiassem e votasse pela legislação proposta do Dream Act daqui três semanas, quando o Congresso agir. A proposta, que estabeleceria um processo para que os imigrantes elegíveis solicitassem status condicional e se tornassem cidadãos, está sendo escrita e precisa ser aprovada na Câmara dos Representantes e no Senado, com pelo menos 10 votos republicanos a favor.
Para se qualificar para o Dream Act, os indivíduos elegíveis devem geralmente ser considerados “inadmissíveis” ou “deportáveis” pela lei de imigração, ou estar em status de proteção temporária. Os candidatos devem ter chegado aos EUA antes dos 18 anos de idade e ter vivido no país desde a chegada, pelo menos quatro anos antes da data de promulgação da legislação.
Samuel Vilchez Santiago, diretor estadual da American Business Immigration Coalition Action, disse que um pacote de imigração bipartidário apresentado pelos senadores Kyrsten Sinema, do Arizona, e Tom Tillis, da Carolina do Norte, forneceria um caminho para a cidadania para os cerca de dois milhões de sonhadores do país.
“O DACA está em perigo judicial porque pode ir ao Supremo Tribunal, onde pode ser considerado inconstitucional”, diz Vilchez. “Existem alguns tribunais federais que já consideraram o programa inconstitucional, então agora estamos esperando para ver o que acontece.” Ele afirma que uma parte da proposta poderia tornar mais fácil para ambas as partes chegarem a um acordo. “O programa também fornece financiamento para segurança de fronteira, então basicamente o que ele faz atinge os objetivos de ambas as partes no Congresso e é exatamente por isso que achamos que há uma chance”, explica o diretor.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes