
No momento em que William Atek encontrou Elko, o filhotinho estava encolhido dentro de uma caixa, resgatado de um recipiente lacrado em plena rua. Sem experiência anterior em cuidar de cães, Atek recebeu a entrega de um abrigo que incluía apenas a caixa e um pouco de comida. “Eu realmente não sabia o que estava fazendo”, confessa Atek com um sorriso.
No ano de 2022, Atek trabalhava em um emprego tradicional em Los Angeles quando um abrigo local entrou em contato, pedindo ajuda urgente no feriado de 4 de julho. Eles precisavam de alguém para adotar temporariamente um filhote em situação de emergência, mas rapidamente, essa adoção se tornou permanente.
Elko, uma mistura de Dachshund, Chihuahua e Jack Russell, era tímido e desconfiado, especialmente em relação a homens. Entretanto, rapidamente conquistou o coração de Atek. “Eu costumava ter medo de viajar sozinho”, revela Atek. “Mas, ao ter Elko ao meu lado, percebi que nunca mais estaria sozinho. Ele me deu coragem para mudar meus planos de vida.”

Meses depois, Atek abandonou seu emprego e fez as malas para uma viagem única à Tailândia, com Elko ao seu lado. Sua parceira, Heather borngesser, se juntou a eles em seguida. Desde então, os três já desbravaram mais de 40 países, desde as montanhas da Noruega até as ruas de Itália, onde Atek brinca: “A gente pedia recomendações para Elko, que eram mais caras do que a nossa própria comida.”
Embora as viagens tenham suas dificuldades, como quando se encontraram em uma área isolada da Bósnia e o único hotel local não aceitava cães, Atek e Borngesser não desistiram: “Estávamos sem carro e precisávamos negociar tudo pelo Google Tradutor”, relata Borngesser.
Mesmo assim, elko se tornou um verdadeiro viajante, adaptando-se a aviões, trens, barcos e ônibus. “Ele é de longe o melhor companheiro que eu poderia ter”, diz Atek. “Aquele cachorro medroso na caixa é apenas uma lembrança distante; agora ele é o coração de nossas aventuras.”
O que está por vir? A viagem pela América do Sul e Central, com Elko liderando o caminho.”Ele virou minha vida de cabeça para baixo”,afirma Atek.”Tudo isso começou com aquele cachorro em uma caixa.”