Recentemente, os residentes, proprietários de casas e mesmo visitantes aqui da Flórida perceberam a força de um furacão. O Furacão Ian passou pela Flórida deixando cidades como Fort Myers e Naples completamente destruídas e outras como Orlando e Kissimmee inundadas. Infelizmente, esse fenômeno da natureza deixa rastros de destruição. Os donos de imóveis, bem como negócios, precisam agir rápido para reverter os danos e evitar maiores prejuízos. As leis da Flórida não requerem a contratação de seguro residencial (se o imóvel possui hipoteca, a empresa de financiamento pode exigir) ou mesmo comercial. Porém, a aquisição de seguro é extremamente importante, podendo auxiliar em situações trágicas e mitigar danos avassaladores.
Não existe seguro específico contra furacão, mas existem empresas que oferecem seguros que cobrem danos ocasionados pelo furacão. Normalmente são coberturas que devem ser compradas separadamente, pois tais danos são excluídos da apólice de seguro “normal” de imóvel. Seguro para proprietário de imóvel, geralmente cobre a estrutura da casa, unidades desanexadas, seus pertences e despesas de vida, caso seja deslocado. Porém, em regiões perto da costa, por exemplo, algumas companhias de seguro excluem danos às janelas, ocasionados por vento, ou danos devido à inundação. Tais exclusões geram lacunas na cobertura que muitos donos de propriedade apenas descobrem quando buscam acionar o seguro por danos já ocasionados. Tais coberturas adicionais podem ser “caras” e ter franquias altas, mas podem valer muito a pena, principalmente se você mora em área de risco.
Se você possui cobertura de seguro para danos ocasionados por furacão, você precisa se preparar para iniciar o processo de sinistro. As companhias de seguro são muito rígidas e fazem investigações para determinar se os alegados danos foram realmente gerados pelo furacão e também para averiguar o valor destes. Desta forma, é muito importante você documentar (tirar fotos) esporadicamente, para demonstrar as condições da sua casa e do que há nela. É importante também documentar reformas grandes, guardando os recibos dos pagamentos efetuados. E, depois da tempestade, assim que possível, tirar novas fotos para comprovar todo o prejuízo.
Infelizmente, existe a possibilidade da companhia de seguro negar cobertura aos danos em sua propriedade ou discordar dos valores de seus pertences, por exemplo. A lei da Flórida determina que o período de prescrição para estes casos é de 3 anos. Assim, você tem 3 anos para iniciar um processo contra a seguradora em casos de danos gerados por furacão. Porém, muitas companhias de seguro exigem que os danos sejam reportados em até 1 ano do evento. Por isso, não espere.
Caso você ou um familiar tenha sofrido danos devido ao furacão e a seguradora tenha negado cobertura, entre em contato com um advogado imediatamente, pois tais decisões podem ser revertidas quando indevidas. Busque saber sobre os seus direitos.
Advogada Caroline Fischer Espi
Sócia-fundadora do escritório First Choice Law.
Advogada especialista em acidentes e lesões corporais.
www.firstchoicelaw.com
(321)999-1111