As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são de sua autoria.
A inteligência artificial é o futuro do branding? A IA é limitada – às vezes até atrofiada. Branding requer um toque hábil – uma compreensão de quem são as pessoas, o que as motiva e o que desejam. Trata-se de construir a conexão humana, cumprir as promessas feitas e colher os benefícios: satisfação, engajamento e fidelização do cliente.
As ferramentas de IA em qualquer área de negócios exigem um equilíbrio delicado para obter o melhor resultado, mas as ferramentas de IA generativas já estão causando impacto no mundo da marca. Existem inúmeras ferramentas de IA que oferecem recursos exclusivos que talvez não estivessem em nossos conjuntos de habilidades de marca – mas agora estão.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais os empreendedores estão usando IA generativa para aprimorar seus esforços de branding.
- Aprimorar e agilizar o processo de design da marca.
- Criação de uma ampla variedade de designs exclusivos de marcas.
- Aumento do apelo com personalização.
Relacionado: O que é IA, afinal?
Usando IA generativa para agilizar o processo de design da marca
A iteração é uma das armadilhas mais comuns em que os proprietários de startups caem – e um dos maiores buracos negros em que seu tempo cai, para nunca mais ser recuperado. Por exemplo, conseguir um logotipo certo leva tempo, feedback e mais tempo.
É por isso que a IA generativa para design visual em branding é uma das aplicações mais valiosas. O toque criativo de um designer humano é vital, mas não há dúvida de que o uso da IA pode agilizar o processo de design.
Um exemplo rápido é o uso de software de design de logotipo. Por exemplo, na minha empresa, LogoDesign.net, usamos IA para ajudar os usuários a obter sugestões sobre iterações – e para gerar centenas de variações de um único design de uma só vez. Para um empreendedor que está se perguntando se seu logotipo ficaria melhor em preto e branco, em vermelho e preto, dentro de um círculo, com um estilo diferente e uma dúzia de outras possibilidades, a IA generativa é a ferramenta a ser usada.
Usando IA generativa para criar conteúdo exclusivo da marca
Um dos principais pontos de venda da IA generativa é a capacidade de criar diferentes tipos de conteúdo. Branding requer uma série de conteúdo visual – logotipos, anúncios, web design e muito mais. A escolha da cor, da fonte e todos os outros elementos precisam ser definidos e reconhecíveis.
Mas dentro dos elementos fixos da marca, ainda há muito espaço para diversificar. As ferramentas generativas de IA podem ser excelentes pontos de partida para a criação de uma variedade de conteúdo de marca que permaneça dentro do domínio da marca, ao mesmo tempo que traz o apelo do que é verdadeiramente único.
Um excelente exemplo disso é a campanha de 2017 da marca Nutella, coma na colher. Esta campanha, intitulada Nutella Unica, usou IA generativa para criar sete milhões de rótulos de produtos exclusivos e personalizados para seus potes. O uso de algoritmos de IA para criar os designs permitiu que as mentes por trás da campanha definissem parâmetros de marca para os designs. Isso gerou um desfile aparentemente interminável de designs totalmente únicos. Sem a IA por trás disso, tal tarefa de design teria levado muito mais tempo – e muito mais orçamento.
Este exemplo é uma prova de que as ferramentas de branding e design de IA podem ser usadas para expandir os designs da marca, mantendo ao mesmo tempo a estética e o espírito por trás da marca.
Relacionado: Seis razões pelas quais a marca é mais importante do que nunca
Usando IA generativa para aumentar o apelo com personalização
Junto com a ramificação para novos dados demográficos potenciais para uma marca, há também o foco na identificação estabelecida ou públicos-alvo e dar-lhes o que desejam. O tipo de conteúdo, o que o conteúdo inclui e outros conteúdos nos quais eles provavelmente terão interesse são fatores que podem ser inseridos na IA generativa e utilizados para refinar a marca e a publicidade.
Anúncios como esses também podem ser alimentados por outros dados demográficos para criar um design de anúncio de marca com maior apelo para o indivíduo. Existem dados por trás de cada aspecto do design, desde como as pessoas reagem a certas fontes até quais cores atraem mais as mulheres do que os homens e vice-versa. A IA generativa pode ser utilizada para ajustar e ajustar anúncios direcionados para criar a experiência ideal para cada indivíduo. A ultrapersonalização do branding e do conteúdo de marketing é um avanço na criação dessa conexão entre cliente e empresa.
Produtos personalizados e produção sob demanda podem reduzir os custos indiretos da empresa e ser uma coisa boa em todas as frentes. Sites de impressão sob demanda indicam como essas ferramentas de IA podem ser utilizadas mais amplamente; eles dão ao cliente a oportunidade de influenciar o design e eles ficam automaticamente mais investidos, engajados e propensos a comprar da marca.
Garanta que eles tenham uma experiência única, educacional e divertida ao interagirem com seu site e catálogo de produtos, e você está construindo investimento e fidelidade.
Relacionado: Seis maneiras de construir a fidelidade do cliente
Ferramentas de design de IA – mudando nossa marca agora e para sempre
A IA está em toda parte, e o processo de marca só pode se beneficiar com a incorporação dessas novas ferramentas, expandindo nossa capacidade de interagir com nosso público. Não é perfeito de forma alguma, mas a IA tem progredido aos trancos e barrancos e continuará a fazê-lo.
Você nem precisa de uma bola de cristal para saber isso.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.