JSNEWS – A Patrulha da Fronteira (Border Patrol) processou um numero recorde de imigrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira mexicana nesse mes de dezembro, a informação é da rede CBS News desta quinta-feira, 28 citando o Departamento de Segurança Interna ( DHS ) como fonte.
A CBS tem realizado uma série de reportagens que destaca a magnitude da extraordinária crise migratória ocasionada pelas politicas controversas da administração Biden.
De acordo com a rede americana de noticias, os agentes de Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos detiveram mais de 225.000 imigrantes indocumentados que cruzaram a fronteira sul durante os primeiros 27 dias de dezembro, de acordo com estatísticas preliminares do DHS obtido pela CBS News. A Patrulha de Fronteira acredita que essa cifra deve subir ainda mais uma vez que ainda faltam 3 dias para terminar o mês. O numero não inclui entradas legais de imigrantes nos portos de entrada, onde o governo Biden processa aproximadamente 50.000 imigrantes por mês através do aplicativo CBP One.
O registro do recorde mensal anterior para detenções de indocumentados foi em maio de 2022, quando a Patrulha da Fronteira processou 224.000 pessoas que cruzaram a fronteira ilegalmente.
O atual aumento da migração atingiu o pico antes do Natal, durante a semana que começou em 14 de dezembro e terminou em 20 de dezembro, quando a Patrulha da Fronteira teve uma média de 9.773 prisões por dia, segundo dados do DHS.
Por vários dias daquela semana, a agência processou mais de 10.000 imigrantes sem documentos em 24 horas.
As travessias ilegais ao longo da fronteira EUA-México diminuíram nesta semana, mas ainda permanecem em níveis historicamente altos. Na quarta-feira, a Patrulha da Fronteira processou 7.759 imigrantes.
Quase 60% de todos os migrantes processados pela Patrulha de Fronteira este mês cruzaram ilegalmente a fronteira em direção aos Estados Unidos ocorreram em locais remotos de Tucson, no Arizona e Del Río, no Texas, onde as autoridades registram diariamente entre 2.000 e 3.000 travessias ilegais todos os dias excedendo assim a capacidade da Patrulha de Fronteira de processar essas pessoas.
Governos locais sofrem a crise migratória
As pequenas comunidades fronteiriças dos Estados Unidos, como Eagle Pass, no Texas; Jacumba, na Califórnia e Lukeville, Arizona, se tornaram rotas por onde passam milhares de imigrantes entram no país ilegalmente todos os dias. O influxo de entradas ilegais esgotou os recursos locais e federais para essas regiões remotas.
Já as grandes cidades americanas como Chicago, Denver, Nova York e até mesmo em Boston, passam por dificuldades para acolher dezenas de milhares de imigrantes que são enviados diretamente da fronteira dos estados do Sul para essas cidades.
Na quarta-feira, 27, os prefeitos democratas dessas cidades alertaram que, sem mais assistência federal, em breve não poderão receber mais imigrantes e abriga-los devidamente.
O porta-voz da Casa Branca, Angelo Fernández Hernández, disse em comunicado nesta quinta-feira,28, que o governo Biden ajudou 10.000 migrantes a solicitar permissão de trabalho e aprovou a liberação de mais dinheiro para as cidades que recebem esses migrantes.
A crise da imigração levou a Casa Branca enviou a enviar o Secretário de Estado Antony Blinken e o Secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas, para a Cidade do México nessa ultima quarta-feira para um encontro com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, onde solicitou ajuda para coibir a migração ilegal para os Estados Unidos.
O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse que o México adotou significativas para reduzir a chegada de migrantes ao longo da fronteira com os Estados Unidos, embora ele não tenha oferecido mais detalhes sobre essas supostas medidas adotada pelo pais vizinho..
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes