Com a situação insustentável na fronteira entre os EUA e o México, o presidente Joe Biden quer o apoio do Congresso para uma ação imediata, ou seja, fechar a fronteira. Foi enfático: “se o projeto de lei fosse aprovado, fecharia a fronteira agora mesmo”
Da Redação – Com o agravamento da imigração na linha demarcatória entre os EUA e o México, como tem anunciando o “Nossa Gente”, o presidente Joe Biden disse no domingo (28), que a situação extrapolou os limites do permitido. Ele expressou o seu apoio à iniciativa que os senadores de ambos os partidos vêm negociando há semanas: o fechamento da fronteira. “Se esse projeto de lei fosse aprovado como lei, fecharia a fronteira agora mesmo”, disse Biden num discurso durante um jantar do Partido Democrata na Carolina do Sul.
Para o fechamento fronteiriço, o presidente democrata espera uma iniciativa de imediato, caso o Congresso lhe conceda autoridade para agir através da aprovação de um projeto legislativo que senadores democratas e republicanos possam aprovar. Biden manifestou a intenção de “fechar a fronteira” pela primeira vez num comunicado distribuído pela Casa Branca.
Essas declarações representam uma mudança significativa não só no tom de Biden, mas também na postura tradicional do Partido Democrata sobre a imigração. Também refletem a importância que o tema ganhou para a sua campanha à reeleição.
O ex-presidente Donald Trump (2017-2021), favorito para ser candidato do Partido Republicano, concentra o maior de seus comícios na imigração e deixou claro que pretende usar essa questão contra Biden.
A medida de fechar a fronteira permitiria a expulsão indefinida de imigrantes até que as detenções no México diminuíssem para menos de 3.750 por dia. O texto do projeto legislativo ainda não é público, mas senadores disseram que esperam divulgá-lo na próxima semana. O Senado, sob controle democrata, mostrou-se disposto a aprovar o projeto.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes