Anúncio de nova política de imigração, que eliminaria deportação para cônjuges de cidadãos americanos, está previsto para acontecer nesta terça-feira (18), na Casa Branca, pelo presidente Joe Biden – 490 mil casais serão beneficiados
Da Redação – Há uma grande expectativa nesta terça-feira (18) para o pronunciamento do presidente Joe Biden, que planeja anunciar nova política de imigração, que eliminaria a ameaça de deportação e autorizações de trabalho para cônjuges de cidadãos norte-americanos – medida considerada polêmica segundo apoiadores do democrata. O anúncio está previsto para acontecer durante evento na Casa Branca para celebrar o 12º aniversário do “Programa Ação Adiada para Chegadas na Infância” – DACA –, da era Obama, que oferece proteções a jovens indocumentados que chegaram ao país quando crianças, acompanhando os pais.
A política denominada “liberdade condicional”, para pessoas casadas com cidadãos americanos, permitirá que cerca de 490 mil casais tenham a oportunidade de solicitar um programa que os protegeria de deportações e lhes ofereceria autorizações de trabalho no país. Várias famílias que poderão se beneficiar das medidas de Biden devem comparecer na Casa Branca na tarde desta terça-feira.
Funcionários da administração Biden não têm medido esforços para oferecer proteções aos imigrantes que não têm estatuto legal nos EUA, mas que mantêm laços de longa data no país – mesmo depois de a Casa Branca ter elaborado uma proposta restritiva que essencialmente interrompeu o processamento de asilo nos EUA-México.
Esperava-se também que Biden anunciasse uma política para tornar os beneficiários do “DACA” elegíveis para vistos, em vez da autorização de trabalho temporária que recebem atualmente. No Congresso, um grupo democrata de legisladores defende uma política que tornaria os graduados universitários dos EUA que vieram ilegalmente para o país quando crianças, também elegíveis para vistos de trabalho.
A Casa Branca marcou na tarde desta terça-feira o 12º aniversário do programa “Ação Adiada para Chegadas na Infância”, criado pelo então presidente Barack Obama para proteger jovens imigrantes sem status legal, muitas vezes conhecidos como “sonhadores”.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance