As autoridades de saúde dos EUA pediram aos médicos do país que fiquem atentos aos casos de dengue, num momento em que a doença tropical bate recordes internacionais. Os casos de dengue, cujo vírus é transmitido por picadas de mosquitos, aumentaram em todo o mundo, impulsionados pelas alterações climáticas. Em apenas seis meses, vários países do continente americano bateram recordes de casos de dengue durante um ano inteiro.
A Organização Mundial da Saúde decretou emergência em dezembro e Porto Rico declarou emergência de saúde pública em março.
A dengue continua menos comum no território continental dos Estados Unidos, mas até agora, neste ano, houve três vezes mais casos em todos os 50 estados do que no mesmo período do ano passado. A maioria foram infecções contraídas no estrangeiro e as autoridades admitem que não há atualmente provas de um surto, mas alertam que os mosquitos locais continuam a representar uma ameaça.
No alerta emitido terça-feira, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças aconselharam os médicos a se familiarizar com os sintomas, perguntarem aos pacientes para onde viajaram recentemente e solicitarem testes de dengue se considerarem necessário.
A dengue é transmitida por um mosquito tropical cuja população está se espalhando devido às mudanças climáticas, segundo especialistas. Muitas pessoas infectadas não ficam doentes, mas algumas sentem dores de cabeça, febre e mal-estar geral. Casos graves podem causar hemorragia, choque e morte. As infecções recorrentes podem ser particularmente perigosas.
Existem quatro tipos de vírus da dengue, conhecidos simplesmente como tipos 1, 2, 3 e 4. Quando alguém é infectado, o corpo desenvolve anticorpos vitalícios contra esse tipo de dengue. Mas se você for infectado por outro tipo de dengue, os anticorpos da primeira infecção podem não ser eficazes e podem até ajudar o vírus a penetrar nas células e a se replicar. Isto é uma fonte de preocupação em Porto Rico, que nas últimas duas décadas esteve principalmente exposto à dengue tipo 1. No mês passado, a ilha registrou a sua primeira morte por dengue este ano.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes