Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4), que o ex-presidente Donald Trump está apto a disputar as eleições presidenciais norte-americanas, previstas para novembro. Por unanimidade, os juízes reverteram decisão da Justiça do estado do Colorado, que impedia o republicano das primárias no estado.
Além disso, por 5 a 4, os juízes decidiram ampliar o entendimento para outros estados, garantindo uma vitória apertada para Trump. Assim, o tribunal decidiu que cabe ao Congresso, e não aos estados, decidir se um candidato pode ou não concorrer às eleições. “Concluímos que os estados podem desqualificar pessoas que detêm ou tentam ocupar cargos estaduais. Mas os estados não têm poder sob a Constituição para fazer cumprir a Seção 3 em relação aos escritórios federais, especialmente a presidência”. Seis dos nove magistrados da Suprema Corte são conservadores. Destes, três foram indicados por Trump.
A Seção 3 estabelece que ninguém que tenha “se envolvido em uma insurreição ou rebelião” contra o governo norte-americano pode ocupar cargos civis ou militares em gestões federais ou estaduais. Nesse sentido, a Justiça do Colorado argumentou que Trump fomentou os atos golpistas em 6 de janeiro de 2021, quando milhares de pessoas invadiram o Capitólio, em Washington.
Trump comemora
A decisão da Suprema Corte em favor de Trump ocorre na véspera da chamada SuperTerça. Isso porque 16 estados, incluindo o Colorado, realizam as prévias partidárias para a escolha dos candidatos. Trump, que já venceu oito primárias até agora, desponta como favorito para enfrentar o atual presidente, Joe Biden. Ontem (3), Nikki Haley venceu pela primeira vez, nas primárias do Partido Republicano em Washington. Ela é a única opositora de Trump dentro do partido, mas não deve ir muito longe.
Trump utilizou a sua própria rede social para comemorar a decisão. “Grande vitória para os Estados Unidos”, escreveu o ex-presidente. Durante o fim de semana, pesquisa divulgada pelo jornal The New York Times mostrou que o republicano ampliou a vantagem sobre Biden na disputa pela Casa Branca. A oito meses do pleito, Trump tem apoio de 48% dos eleitores, enquanto Biden soma 43%. Cerca de 10% não sabiam ou não quiseram responder. No levantamento anterior, em novembro, ele tinha 46% das intenções de voto, ante 44% do atual presidente democrata.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes