A Casa Branca anunciou no começo de janeiro uma série de ações para controlar o fluxo migratório na fronteira americana, que bateu sucessivos recordes nos últimos meses. Uma das medidas permite que imigrantes usem o aplicativo do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) para antecipar seus pedidos de solicitação de asilo e agendar a ida a um porto de entrada americano, em vez de terem de esperar dias na fronteira.
128 PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PROVA DE CIDADANIA AMERICANA
50 PERGUNTAS DA ENTREVISTA DO VISTO K-1 DE NOIVOS
“Esta nova funcionalidade reduzirá significativamente os tempos de espera e as multidões em portos de entrada dos EUA e permitirá análises de maneira segura, ordeiro e humana”, disse a Casa Branca em comunicado.
O aplicativo é o CBP One – disponível para celulares Android e iPhones – e está disponível em inglês e espanhol. Com isso, imigrantes que estiverem no México, aguardando para atravessar a fronteira americana, poderão baixar o aplicativo para subir informações pessoais e uma foto e agendar a ida a um dos oito portos de entrada nos estados do Texas, Arizona ou Califórnia.
A expectativa do governo americano é reduzir a quantidade de pessoas que se amontoam na fronteira entre o México e os EUA e, consequentemente, os problemas decorrentes. Contudo, algumas entidades de defesa de imigrantes e refugiados alertam que nem todos têm acesso a um celular ou internet. Além disso, eles temem que as informações desse indivíduos sejam usadas de maneira equivocada pelo governo.
O CBP One foi lançado em 2020 para permitir que pessoas que atravessem a fronteira legalmente enviem suas informações antecipadamente. O aplicativo também é utilizado por entidades da sociedade civil para requerer a entrada humanitária para certos migrantes.
A nova funcionalidade de agendamento do CBP será especialmente útil para cidadãos de países da América Central e do Caribe, que estão entre as nacionalidades que mais solicitam asilo nos EUA.
No anúncio feito em janeiro, a Casa Branca revelou que, a partir de agora, imigrantes flagrados tentando entrar ilegalmente nos EUA serão expulsos e ficarão sujeitos a um banimento de cinco anos sem poder entrar no país novamente. Antigamente, não havia punição e a pessoa poderia tentar entrar quantas vezes quisesse. O aplicativo, portanto, quer melhor controlar esse fluxo.
Viva legalmente nos EUA
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes