Comunidade de Keyport, New Jersey, está preocupada depois que pedaços de um material perigoso, semelhantes a rochas, chegaram à costa a poucos quilômetros de um local fundo. Os pedaços grandes e de formato estranho vistos perto da água em Keyport podem parecer rochas, mas podem ser muito mais prejudiciais.
Greg Remaud, diretor de conservação do NY/NJ Baykeeper, encontrou o material durante uma inspeção de rotina na praia e o enviou para análise. Os testes deram positivo para chumbo e Remaud acredita que os objetos são pedaços de escória, um subproduto residual da produção de chumbo.
Remaud acredita que as peças vieram de um paredão construído com chumbo contaminado. A origem das peças é desconhecida, embora o local do superfundo de escória de Raritan Bay, onde se sabe a presença de metais tóxicos, não esteja longe, em Laurence Harbor.
Mas Remaud disse que ninguém saiu para examinar as centenas e centenas de detritos encontrados no extremo sul da praia, e não há sequer uma placa alertando as pessoas para evitarem o que ele diz ser uma ameaça para a saúde pública.
Um casal levou seus netos para pescar na costa da Baía de Raritan na manhã de quinta-feira. A poucos metros da água rasa, uma enorme pilha do que o zelador disse ser escória estava no topo da areia, o que ele chamou de uma ameaça à saúde pública. Depois de descobrir isso, o avô disse à esposa para tirar os filhos da água. O casal disse que não comerá nenhum peixe que pescar.
O congressista Frank Pallone representa a parte da costa de Jersey onde as peças foram encontradas. Pallone disse que conversou com o diretor regional da Agência de Proteção Ambiental, que lhe disse que priorizariam os testes para ver se o chumbo vinha do local do Superfund. Caberá à EPA federal colocar sinais de alerta ou isolar o trecho da praia.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes