Fonte original: Tive o visto americano negado: e agora?
Motivos para ter o visto americano negado
De acordo com a seção 104 (a) da Lei de Imigração e Nacionalidade, os funcionários das embaixadas e consulados dos Estados Unidos têm autoridade exclusiva para aprovar ou negar a solicitação de visto.
Normalmente, cada embaixada ou consulado dos Estados Unidos ao redor do mundo, em caso de recusa de visto, mostra ao solicitante a seção da lei com base na qual seu pedido foi rejeitado.
As inelegibilidades (motivos para recusas de visto) podem ser temporárias ou permanentes e frequentemente os solicitantes são aconselhados pelo funcionário consular a solicitar a isenção de sua inelegibilidade, se aplicável em seu caso.
Inscrição incompleta ou documentação de apoio
Qualquer erro no preenchimento de formulários, falha de documentação, atraso ou não comparecimento em entrevista podem atrasar o processo ou mesmo tornar você inelegível, o que pode resultar no visto americano negado.
Uma recusa de visto de acordo com a seção 221 (g) do INA significa que o requerente não apresentou ao cônsul um requerimento completo com todas as informações necessárias, ou que a documentação de apoio estava faltando.
Possibilidade de se tornar um encargo para o poder público
O funcionário consular pode determinar que você provavelmente se tornará um encargo público (public charge) nos Estados Unidos e isso resultará no visto americano negado.
Os fatores considerados incluem idade, saúde, situação familiar, nível educacional, conhecimento de inglês, ativos, recursos e outras habilidades.
Problemas de saúde
Alguns problemas de saúde podem resultar em inadmissibilidade nos país, como doenças que possam colocar em risco a segurança e saúde pública dos habitantes dos EUA.
Ficha criminal
Se você tiver problemas legais, for condenado por crimes contra a moralidade básica e a humanidade, tiver se envolvido com tráfico, prostituição ou lavagem de dinheiro, por exemplo, não será admissível e terá seu visto americano negado.
Status ilegal
Se em algum momento você entrou ou permaneceu de forma ilegal nos EUA, provavelmente não terá seu novo visto aprovado, ao menos por um determinado período.
O que fazer se o visto americano for negado?
Como dissemos no início do texto, ter o visto americano negado não quer dizer que você não poderá contornar a situação e conquistar sua autorização de viagem aos EUA.
Em muitas situações, você pode solicitar novamente, basta aguardar o tempo necessário, munir-se de documentos que comprovem suas intenções, sua elegibilidade e reiniciar o processo.
Para isso, é importante entender o motivo da negação do seu visto e saber exatamente o que deve fazer e quais documentos apresentar em uma nova solicitação.
No entanto, se o caso for encaminhado para os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) ou alguma outra agência, pode levar vários meses para ser concluído.
Se mesmo assim você tiver dúvidas do real motivo de ter o visto americano negado, você pode consultar o consulado onde foi realizada a sua entrevista e pedir informações.
Por fim, você pode consultar um advogado de imigração para ajudar nesse processo, especialmente se a sua intenção é viver o sonho americano!