Trump discute possíveis tarifas em seu novo mandato presidencial
- by Antonio Tozzi
- 07/11/2024
A fim de aumentar a receita financeira do país, Trump sugere a implementação de tarifas elevadas sobre produtos importados nos EUA, podendo chegar a 60% para produtos chineses e até mesmo 2,000% para veículos fabricados no México (Foto: Pexels)
O retorno do ex-presidente Donald Trump à Casa Branca após vencer as eleições contra a vice-presidente Kamala Harris possui enormes implicações econômicas globais.
No discurso feito aos seus apoiadores na Flórida na última quarta-feira (6), Trump enfatizou que seu próximo mandato trará mudanças significativas e prometeu iniciar o que chamou de “era dourada dos Estados Unidos”. Entre suas propostas estão a imposição de altas tarifas sobre importações, cortes fiscais e desregulamentação.
Especialistas afirmam que é complicado prever o grau em que Trump irá implementar essas políticas durante seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos; porém é certo que suas decisões terão impacto não só no país
Impacto da vitória eleitoral de Trump na economia global
O economista Galbraith analisou o possível impacto da vitória eleitoral de Trump na economia global, destacando que, com o controle unificado do Congresso, o presidente terá maior liberdade para implementar sua agenda econômica. Isso inclui redução de impostos e desregulamentação, além de uma possível mudança na política comercial.
Com relação às tarifas, existem duas abordagens em debate. Ou Trump utiliza as tarifas como ferramenta de negociação para obter concessões ou as implementa de forma mais ampla, como prometido anteriormente.
A preferência por tarifas por parte de Trump
Trump já expressou seu apreço pela palavra “tarifa“, descrevendo-a como a “mais bonita do dicionário”. Em busca de aumentar a receita, o presidente sugeriu a imposição de uma tarifa geral sobre produtos importados nos EUA e valores ainda mais altos para produtos chineses e veículos mexicanos.
Sobre a União Europeia, Trump alertou que haverá consequências se não houver um aumento nas compras das exportações americanas.
Galbraith enfatiza que qualquer uso frequente de tarifas por parte do governo dos EUA provavelmente será direcionado à China. No entanto, há incertezas quanto à aplicação dessas tarifas em produtos europeus específicos.
Analistas advertem que a imposição generalizada de tarifas pode resultar em aumento nos preços para os consumidores e redução nos gastos.
Leia mais no link original
Matéria original por AcheiUSA
Todas as imagens são propriedade do site acima mencionado.
Notícias que podem te interessar
Os mercados norte-americanos acordam em turbulência nesta terça-feira, após a China anunciar retaliações às novas tarifas impostas pelos EUA. A bolsa de tecnologia Nasdaq deve registrar uma leve queda, enquanto as oscilações das ações da Nvidia, Alphabet, Tesla e Microsoft refletem um cenário de incerteza que pode indicar desafios à frente
Leia MaisA Costco, uma das maiores redes atacadistas dos EUA, revelou planos de elevar os salários de seus funcionários para mais de $30 por hora. Em um memorando do CEO Ron Vachris, a empresa afirmou que o novo pagamento será implementado gradualmente nos próximos três anos, impactando cerca de 219 mil colaboradores
Leia Mais