A divulgação de um vídeo que mostra a morte de um homem negro vítima de disparos da polícia gerou protestos neste domingo em Akron, no estado de Ohio. O prefeito e a polícia da cidade fizeram um pedido de calma, depois que a gravação da câmera corporal de um dos agentes foi divulgada. Jayland Walker, de 25 anos, teria levado 60 tiros, segundo seu advogado.
Walker foi morto na última segunda-feira, quando fugia da polícia após uma tentativa de prisão seguida de perseguição em veículo e a pé, por uma infração de trânsito. Ele era motorista de aplicativo e não tinha antecedentes criminais.
Os oito agentes envolvidos na ação foram afastados enquanto o Departamento de Polícia de Akron investiga o caso. Após serem cobradas por revelar poucos dados sobre a morte, autoridades de Akron divulgaram, neste domingo, dois vídeos: um deles era uma compilação da câmera corporal, fotogramas e áudio, e o segundo, a gravação completa.
Após a divulgação do vídeo, extremamente violento, centenas de pessoas saíram em passeata até a Prefeitura de Akron. As manifestações se tornaram tensas quando alguns manifestantes se aproximaram do cordão policial.
A voz no vídeo explica que Walker não parou. As imagens o mostram correndo de costas para os policiais que disparam contra ele até que ele cai, baleado. O comandante Steve Mylett informou que um relatório da perícia dá conta de 60 ferimentos no corpo de Walker, o que coincide com a versão de seu advogado.
As tensões raciais entre negros e policiais nos Estados Unidos aumentaram em 2020, após o assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos, por um policial branco em Minneapolis, no estado de Minnesota. Um vídeo mostrou Floyd sendo sufocado, sob o joelho de um policial, por cerca de oito minutos. Outros três agentes acompanhavam a cena, mas ficaram parados enquanto a vítima dizia que não era capaz de respirar.
Em repúdio à morte de Floyd, os maiores protestos contra o racismo desde os anos 1960 tomaram conta dos EUA por várias semanas.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes