03 / 12 / 2025 às 10 : 24
A pesquisa brasileira identificou que o veneno de um escorpião amazônico pode atacar o câncer de mama da mesma forma que um tratamento conhecido de quimioterapia. – Foto: Marino Linic
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) identificaram que o veneno do escorpião ‘Brotheas amazonicus’ pode atacar células cancerígenas da mama de maneira semelhante a um medicamento quimioterápico amplamente utilizado.
“Por meio da bioprospecção, conseguimos identificar uma molécula na espécie desse escorpião amazônico que é semelhante à encontrada no veneno de outros escorpiões e que age contra células de câncer de mama”, disse Eliane Candiani Arantes, professora da FCFRP-USP e coordenadora do projeto ao GNN, dos Estados Unidos.
As descobertas
A pesquisa, em colaboração com cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), identificou duas neurotoxinas no veneno de escorpião com efeitos imunossupressores.
Os cientistas encontraram um peptídeo chamado BamazScplp1 no veneno de ‘Brotheas amazonicus’ que indica ter ter potencial antitumoral.
Siga aqui o canal do SóNotíciaBoa no WhatsApp
Leia mais notícia boa
Veneno de vespa pode retardar o Alzheimer, descobre estudo brasileiro Veneno de cascavel elimina células de câncer de mama agressivo; novo tratamento Veneno de cascavel destrói células do câncer de mama agressivo, diz USP Como conseguiram
A professora Eliane Candiani Arantes e a equipe isolaram outros componentes de venenos de escorpiões e cobras que foram usados para ajudar no desenvolvimento de outras aplicações clínicas, incluindo um selante interno para feridas que imita os processos naturais de coagulação e formação de estruturas do corpo.
Ele está sendo testado para uso no reparo de nervos, cicatrização óssea e restauração de movimentos após lesão na medula espinhal.
A esperança agora é que o temido escorpião poderá ajudar a salvar vidas de mulheres num futuro próximo.
A pesquisa brasileira identificou que o veneno de um escorpião amazônico pode atacar o câncer de mama da mesma forma que um tratamento conhecido de quimioterapia. – Foto: Marino Linic
No Telegram do Só Notícia Boa você vê antes as boas do dia!
Confira o link original do post
Matéria original por Só notícia boa
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.





