As montadoras Hyundai Motor America e Kia Motors America fizeram recall de cerca de 500 mil veículos. Elas alertaram para um defeito no sistema de freio que pode causar curto-circuito, aumentando o risco de incêndio ao dirigir o carro ou quando ele estiver estacionado.
A Hyundai fez um recall de quase 360 mil veículos nos EUA e de aproximadamente outros 70 mil no Canadá. Já o da Kia afetou pouco mais de 125 mil veículos, informou na quarta-feira, 9, o The Wall Street Journal.
As empresas pedem que os proprietários dos veículos nos EUA estacionem somente em áreas externas e longe de prédios, em razão de um defeito que pode fazer com que os veículos peguem fogo espontaneamente, mesmo quando estiverem parados.
De acordo com registros do DMV norte-americano, houve 11 relatos de incidentes de curto-circuito nas duas empresas.
Segundo informado pelas montadoras, os sinais de mau funcionamento incluem:
Fumaça vinda do motor do veículo
Cheiro de queimado
Luz do sistema de freio acesa
A Hyundai fez recall dos seguintes modelos de veículos:
Santa Fe Sport 2017-18
Santa Fe Sport 2016-18
Tucson 2014-15
Santa Fe XL 2019
Representantes da empresa disseram que a montadora não estava ciente dos acidentes e que os revendedores podem inspecionar e substituir o sistema de freio para resolver o problema, sem nenhum custo para os proprietários.
A Kia realizou recall dos seguintes modelos de veículos:
K900 2016-18
Sportage 2014-16
Um representante da empresa disse que não houve relatos de acidentes, ferimentos nem mortes relacionadas ao problema. Os revendedores da montadora colocarão um novo fusível na placa de circuito dos veículos, o que, segundo eles, resolverá o defeito, sem custo adicional.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes