Agentes federais e militares inundaram o Parque MacArthur de Los Angeles na segunda-feira, provocando rápida reação dos manifestantes e uma repreensão pública da prefeita Karen Bass . Agentes da Patrulha da Fronteira a cavalo se juntaram à repressão à imigração na cidade santuário, enquanto manifestantes se reuniam em números crescentes e objetos eram supostamente atirados em veículos do governo.
“Minutos antes, havia mais de 20 crianças brincando — aí, os MILITARES chegaram”, escreveu Bass. “No SEGUNDO em que soube disso, fui ao parque falar com o responsável e dizer que aquilo precisava acabar AGORA.” O confronto ressaltou as tensões entre autoridades locais e o governo federal sobre a fiscalização da imigração, principalmente em cidades santuários como Los Angeles.
No mês passado, equipes de fiscalização da imigração prenderam mais de 1.600 imigrantes para deportação no sul da Califórnia, informou o Los Angeles Times . A atividade de fiscalização levou a diversos protestos. Em 6 de junho, manifestantes em Los Angeles resistiram a batidas de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA ( ICE ), levando o presidente Donald Trump a mobilizar tropas da Guarda Nacional e fuzileiros navais para responder, contra a vontade do governador da Califórnia, Gavin Newsom .
Bass estava no parque por volta das 11h07, de acordo com a emissora de notícias local FOX 11. “Eles precisam ir embora, e precisam ir agora mesmo”, disse Bass aos repórteres. “Eles precisam ir embora porque isso é inaceitável.” Uma autoridade disse à Associated Press que os militares estavam lá para proteger os agentes de imigração caso uma multidão hostil se reunisse. As autoridades disseram que a atividade não era uma operação militar, apesar do tamanho e do escopo da participação da Guarda Nacional. O MacArthur Park fica em um bairro com uma grande população de imigrantes.
Em 4 de julho, manifestantes em Los Angeles confrontaram agentes federais de segurança e membros da Guarda Nacional, informou o Departamento de Polícia de Los Angeles. Um porta-voz do DHS disse à Newsweek que o protesto “se tornou violento”. Prefeita de Los Angeles, Karen Bass, sobre X: “Precisamos desses agentes federais fora das ruas. Acabem com as batidas AGORA.” Um porta-voz do DHS, referindo-se ao protesto de 4 de julho em comentários anteriores à Newsweek: “Felizmente, desta vez, nenhum ferimento foi relatado, mas este é apenas mais um caso de agressão e ataques contra nossas autoridades federais, pois elas simplesmente aplicam as leis do nosso país.” Não está claro se alguém foi detido na operação
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes