
Mais de 40.000 crianças e adolescentes cruzaram a perigosa selva de Darién, no Panamá, denuncia o “UNICEF”, segundo dados apresentados, superando 2022. O destino aponta para os EUA, o que preocupa autoridades
Da Redação – Segundos dados divulgados pelo escritório regional do “UNICEF”, com sede no Panamá, mais de 40.000 crianças e adolescentes cruzaram a perigosa selva de Darién – fronteira natural entre o Panamá e a Colômbia –, no primeiro semestre de 2023. Os números superam 2022, alertaram os dirigentes na quinta-feira (3).
“Metade dessas crianças em movimento têm menos de cinco anos e têm necessidades específicas”, disse Garry Conille, diretor regional do “UNICEF” para a América Latina e o Caribe, acrescentando que é “alarmante” que apenas no primeiro semestre de 2023 tenham atravessado mais crianças e adolescentes do que todo o ano passado.
Conille destacou que a maioria dessas famílias imigrantes “perdeu tudo durante a viagem: seus pertences, seus documentos de identidade, seu dinheiro; ficaram apenas com as roupas que vestiam”.
O responsável regional da organização das “Nações Unidas” considerou que é “fundamental a adoção urgente de políticas imigratórias nacionais mais amigas da criança, bem como respostas humanitárias mais sólidas, incluindo serviços de saúde e proteção infantil específicos para cada idade, na região.”
O “UNICEF”, nesse sentido, “exorta os países de origem, trânsito e destino da América Latina e do Caribe a fortalecer os sistemas de proteção à criança, ampliando o acesso a serviços baseados em direitos e com perspectiva de gênero e idade durante a jornada migratória e nas comunidades de acolhimento “.
No ano passado, o Panamá viveu uma crise migratória quando 248.284 imigrantes irregulares cruzaram a selva de Darién, e desse número sem precedentes, 16% (cerca de 40.000) eram menores de idade, disse a especialista em emergências, Diana Romero.
Um total de 248.901imigrantes já cruzaram o Darién até agora em 2023, um número recorde que supera o de 2022, informou o governo panamenho na segunda-feira (31).
O país recebe viajantes com destino aos EUA em estações de imigração localizadas perto de sua fronteira sul com a Colômbia e na fronteira norte com a Costa Rica, onde oferece assistência médica e alimentação, em uma operação única no continente que envolve uma dezena de organizações.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes