Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, manifestou apoio à ampliação de vistos para trabalhadores estrangeiros qualificados, uma posição que coincide com a de Elon Musk, seu mais recente conselheiro, e que provoca apreensão entre seus apoiadores mais conservadores.
Em entrevista ao New York Post, Trump afirmou: “Sempre admirei o programa H1-B e sempre defendi a concessão de vistos, e é por isso que eles existem”, em alusão a funcionários de suas empresas. Esse posicionamento suscitou debates acalorados entre seus seguidores no setor tecnológico e personalidades conservadoras que defendem uma postura mais rígida em relação à imigração.
Os vistos H1-B são uma ferramenta valiosa para que empresas possam recrutar profissionais estrangeiros altamente qualificados nos Estados Unidos, sendo especialmente prevalentes no Vale do Silício, epicentro da inovação tecnológica. O apoio de Trump a este programa causa preocupação em um setor ultraconservador, principalmente porque, durante sua campanha, ele frequentemente adotou uma retórica crítica em relação à imigração. De fato, Musk, que tem origem sul-africana, também já se beneficiou desse tipo de visto no passado, contribuindo para a sua chegada ao país.
“A razão pela qual estou aqui, assim como aqueles que ajudaram a criar a SpaceX, a Tesla e muitas outras empresas, é o H1-B”, declarou Musk na rede social X na última sexta-feira, e assegurou que lutará intensamente pela continuidade desse programa. Entretanto, Steve Bannon, ex-assessor de Trump, desaprovou fortemente essa posição, referindo-se a ela como uma “manobra dos magnatas do Vale do Silício para usurpar empregos dos americanos”. No passado, Trump já criticou os vistos H1-B, considerando-os “injustos para os trabalhadores dos EUA”. Durante seu primeiro mandato, ele efetivamente impôs restrições a esses vistos, medidas que foram revogadas pela administração do presidente Joe Biden. Agora, alguns apoiadores de Trump estão preocupados que ele possa ser influenciado por poderosos financiadores do setor tecnológico, como Musk, e que se desvie das promessas feitas em sua campanha.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes