FLÓRIDA – Donald Trump afirmou no sábado (18) que sua prisão é iminente e fez um apelo extraordinário para que seus apoiadores protestassem, enquanto um grande júri em Nova York investiga pagamentos de dinheiro para mulheres que alegaram encontros sexuais com o ex-presidente. Mesmo com seu advogado e porta-voz dizendo que não houve comunicação dos promotores, Trump declarou em uma postagem em sua plataforma de mídia social que espera ser preso na terça-feira. Seu objetivo é galvanizar a revolta de sua base de apoiadores antes das acusações amplamente antecipadas. As autoridades locais estão se preparando para as implicações de segurança pública de uma acusação sem precedentes de um ex-presidente dos Estados Unidos.
Ainda não há anúncio público de qualquer prazo para o trabalho secreto do grande júri no caso. Pelo menos uma testemunha adicional deve depor, indicando que ainda não foi feita uma votação para acusação. A equipe jurídica de Trump tem se preparado para a possibilidade de uma acusação. Caso isso aconteça, ele será preso somente se recusar a se render. O processo legal em curso pode ser uma distração para Trump, que já enfrenta investigações criminais em Atlanta e Washington.
O provável candidato presidencial de 2024 usou todas as letras maiúsculas em sua mensagem no sábado e dirigiu sua ira geral para a administração Biden, levantando a perspectiva de distúrbios civis: “É hora!!!”, escreveu. “NÃO PODEMOS MAIS PERMITIR ISSO. ELES ESTÃO MATANDO NOSSA NAÇÃO ENQUANTO SENTAMOS E ASSISTIMOS. DEVEMOS SALVAR A AMÉRICA! PROTESTE, PROTESTE, PROTESTE!!!”
O promotor Alvin Bragg é suspeito de estar analisando acusações na investigação sobre dinheiro pago em troca de silêncio e recentemente ofereceu a Trump a chance de testemunhar perante o grande júri. As autoridades locais de segurança pública estão se preparando para as ramificações de segurança pública de uma acusação sem precedentes de um ex-presidente americano.
Mesmo que os advogados e porta-vozes de Trump tenham afirmado que não houve comunicação dos promotores, o ex-presidente declarou em uma postagem em sua plataforma de mídia social que espera ser preso na terça-feira. Não se sabe se os apoiadores de Trump atenderão sua convocação de protestos ou se ele ainda mantém o mesmo poder persuasivo que tinha como presidente. A acusação de Trump, de 76 anos, seria um desenvolvimento extraordinário após anos de investigações sobre seus negócios, seus assuntos políticos e pessoais.