As penas pecuniárias substituem penas privativas de liberdade e consistem no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social. O valor não pode ser inferior a um salário mínimo nem superior a trezentos e sessenta salários mínimos.
Além da medida, o Poder Judiciário do Maranhão também realiza uma campanha solidária em favor das vítimas. As sedes do TJMA, Corregedoria, Administrativo do TJMA e ESMAM, estão recebendo itens de vestimentas, cobertores e água mineral. Tudo será encaminhado para as pessoas afetadas.
Ajuda ao RS
A medida foi assinada em Portaria Conjunta pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz de Almeida.
Os valores serão repassados por meio da Defesa Civil e ficarão em validade enquanto durar o estado de calamidade pública no RS.
A destinação dos recursos leva em conta uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que autorizou juízes criminais a efetuar repasses de prestações pecuniárias e outros benefícios à conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
“As unidades judiciais deverão informar à Corregedoria Geral de Justiça os eventuais repasses realizados, para fins de estatística e controle”, disse a portaria do Judiciário do Maranhão.
A medida se une agora a uma outra campanha já em curso no MA. A “Justiça Solidária” é um esforço voluntário em prol das vítimas das enchentes. As sedes do Poder Judiciário maranhense se tornaram pontos de coleta de doações.
Clique aqui para ter acesso a todos os locais!
Leia mais notícia boa
#AjudaRS: mais de 5 toneladas de alimentos e roupas já foram doados. Continue ajudando!EUA, Portugal, Itália e ao menos 15 outros países oferecem ajuda oficial ao RSChuvas no RS promovem união entre empresas de todo o Brasil. Veja como ajudarFaça a diferença você também!
Assim como o Poder Judiciário maranhense, você também pode fazer a diferença nessa hora importante.
Nós do Só Notícia Boa e do Só Vaquinha Boa, juntamente do servidor público Kaká D’Ávila, também entramos na missão de enviar cestas básicas para as milhares de famílias desabrigadas.
Ajuda a gente continuar levando alento e esperança para os mais de 80 mil desabrigados?
Mande sua contribuição pelo PIX: ajudars@sovaquinha.com.br ou se preferir ajudar de outras formas, acesse aqui o link da vaquinha.
Além do recurso destinado, a Justiça do MA também realiza uma campanha de arrecadação de itens. Foto: Ascom/TJMA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes