Mantenha os componentes do seu PC o mais fresco (e rápido) possível, ajustando os seus ventiladores da forma correcta.

case fan airflow 2
Thiago Trevisan/IDG

Today’s Best Tech Deals

Escolhido pelos Editores do PCWorld

Top Deals On Great Products

Escolhido pelos Editores do Techconnect

Hardware quente é hardware infeliz, portanto, onde você coloca os fãs do seu PC desempenha um papel crucial no desempenho eficiente dos seus preciosos componentes. Este guia irá explicar como configurar os ventiladores do seu PC para o melhor desempenho de refrigeração – porque você não ficou na fila durante dias para obter a sua placa gráfica nova e cara apenas para que ela seja acelerada termicamente, afinal de contas.

Existem alguns conceitos importantes que você deve estar ciente quando se trata de configurar os seus vários ventiladores de PC. Vamos enfrentá-los um a um. O conhecimento deve fluir rapidamente – como o ar em um sistema bem configurado.

Direção do fluxo de ar

case fan airflow 2 Thiago Trevisan/IDG

Vamos começar com o básico. Como você aponta seus ventiladores determina se ele suga ar frio ou cospe ar quente para fora do seu sistema. Alguns ventiladores terão uma seta indicando a direção correta do fluxo. Se não o fizerem, uma boa regra geral é que o ar fluirá quase sempre pela frente, onde geralmente está o autocolante da marca. O ar sai pela parte de trás, onde as informações técnicas podem ser escritas sobre o ventilador. Nosso guia para dizer de que forma seu ventilador de PC está soprando pode ajudar se você precisar.

O tipo de ventilador também importa, embora muito menos do que tê-los todos configurados da forma correta. Ventiladores com pressão estática mais alta são ideais para mover ar através de radiadores de resfriamento de água densa. Ventiladores com alto fluxo de ar são ótimos como entrada ou escape em sua caixa, pois podem mover grandes quantidades de ar.

Fluxo de ar positivo vs negativo

Quando os ventiladores puxam mais ar do que empurram para fora de uma caixa de PC, isso cria uma pressão positiva. A pressão negativa puxa mais ar para fora, muitas vezes criando um efeito de vácuo. Para um ótimo desempenho de resfriamento em um sistema padrão, você quer estar um pouco mais no lado do fluxo de ar positivo. (Esta configuração geralmente resulta em mais poeira entrando no seu PC, que pode ser mitigada com filtros de poeira ou limpeza mais frequente.)

Como você consegue um fluxo de ar positivo? Fácil: Basta ter mais ventiladores de admissão do que os de exaustão, ou fazer funcionar os ventiladores de admissão um pouco mais rápido do que os de exaustão, se estiverem em igual número. Por falar em…

Admissão vs exaustão

A admissão e a colocação dos exaustores pode ser o conceito mais crucial para a colocação adequada dos ventiladores. A idéia é simples: Entrada de ar fresco fresco, saída de ar quente. Você geralmente quer ter ventiladores de admissão e de exaustão. (Pode haver exceções a isto, como em pequenas construções de fator de forma)

case fan airflow 1 Thiago Trevisan/IDG

Exemplo A: Vamos escolher o popular caso Lian Li O11 Dynamic. Uma configuração sólida de ventilador incluiria ventiladores de admissão na parte inferior, e ventiladores de escape na parte superior, como mostrado na imagem acima. Ar fresco entrará na mala, arrefecendo os seus componentes. O ar quente gerado pelo seu hardware sobe e sai pelos exaustores superiores.

case fan airflow 4 Thiago Trevisan/IDG

Para o Exemplo B, vamos olhar para um caso mais tradicional, o Be Quiet Silent Base 802. Uma configuração de ventilador ideal incluiria ventiladores de entrada na parte da frente do case. Você também vai querer adicionar os ventiladores de exaustão superiores. Incluindo um exaustor na parte de trás da caixa irá completar uma configuração ideal.

Uma configuração como essa deixará o ar frio entrar pela frente, enquanto o ar quente da CPU e da GPU, em seguida, exaustores na parte de cima e na parte de trás da caixa.

Em um PC desktop padrão, você quer pelo menos uma entrada e um exaustor. Algumas caixas mais baratas incluem apenas um ventilador de entrada na parte frontal do PC, ou um único exaustor na parte traseira. Gaste alguns dólares por outro ventilador para ter ambos.

Push vs. pull for liquid coolers

fans push pull Thiago Trevisan/IDG

Ventiladores colocados na frente do radiador do seu refrigerador de líquidos com fluxo de ar indo da frente para trás estarão “empurrando” ar para dentro do seu sistema. Se virar os ventiladores e os colocar atrás do radiador, estão agora a “puxar” o ar para dentro através do seu radiador de líquidos. (Como a imagem acima)

Qual é a configuração ideal? A maioria dos testes mostra uma diferença insignificante entre empurrar e puxar, mas podemos dar um leve aceno para “empurrar” Geralmente isso funcionará melhor na maioria das configurações de caso, e lhe dará um desempenho eficiente.

Case airflow and your CPU

AIO liquid cooler: Se você estiver resfriando sua CPU com um AIO, as configurações ideais incluem a colocação do radiador na parte frontal ou superior do case. Ambos funcionam muito bem. Para priorizar o resfriamento da GPU, você colocaria o AIO da CPU na parte superior da caixa como um exaustor. Isso deixará a CPU ligeiramente mais quente, mas a sua GPU permanecerá mais fria.

Tower air cooler

case fan airflow 3 Thiago Trevisan/IDG

Com um tradicional refrigerador de ar de torre, você gostaria de ter o ventilador localizado no dissipador de calor do refrigerador empurrando o ar em direção ao exaustor traseiro da caixa. No exemplo acima, a GPU da cobertura aberta também irá extrair ar quente para cima – uma configuração típica para uma plataforma de jogos. Isso aumentará ligeiramente a temperatura da sua CPU ao usar um resfriador de ar; você pode reduzir os níveis de calor com um fluxo de ar de ventilador ideal.

E sua GPU?

As GPUs de revestimento aberto padrão expelem muito ar quente para dentro da caixa, mesmo mais do que a sua CPU, se ela for uma placa gráfica poderosa. O que você pode fazer para maximizar a refrigeração e o fluxo de ar?

case fan airflow 1 Thiago Trevisan/IDG

Se o seu caso permitir, instale ventiladores empurrando ar para cima em direção à sua GPU na parte inferior. Isso dará ar frio diretamente para os ventiladores de entrada na própria GPU. Se o seu estojo não permitir essa configuração, tenha um ventilador de entrada frontal acoplado a ventiladores de exaustão superiores ou traseiros adequados, como descrito anteriormente. Novamente: Você sempre quer pelo menos uma entrada e um exaustor no seu sistema, e isso vai para o dobro se for uma plataforma de jogo.

Curvas do ventilador e escolha da caixa

Há dois itens finais importantes a considerar. Primeiro, a escolha da caixa pode ajudar tremendamente na otimização do fluxo de ar do ventilador. Nosso explicador em comprar o case perfeito para PC pode ajudar, embora você deva ser bom se você seguir estas diretrizes gerais:

  • Use um estojo com uma frente em malha. Estas terão um fluxo de ar muito melhor do que as caixas com painéis frontais fechados ou de vidro. Exemplos incluem a série Fractal Design Meshify, e a Be Quiet Silent Base 802 mencionada anteriormente.
  • Se você estiver usando hardware potente e quente, certifique-se de obter uma caixa grande o suficiente para acomodar os ventiladores necessários. Se você quiser se ater a uma caixa menor, considere o uso de refrigeração líquida para maior eficiência.

Segundo, utilize controladores de ventilador para identificar a melhor relação ruído/desempenho que você pode encontrar. A maioria das placas-mãe de gama média a alta incluem software de ventiladores tanto na sua BIOS como como uma aplicação Windows. Exemplo disto é o Asus Ai Suite 3. Você pode definir a temperatura do seu CPU e da caixa com base em térmicas reais, o que pode lhe dar um desempenho silencioso. Da mesma forma, os ventiladores podem aumentar quando necessário para garantir que tudo permaneça frio.

case fan airflow 3 Thiago Trevisan/IDG

Se você quiser um controle mais avançado das curvas dos seus ventiladores, os controladores de hardware do Aquacomputer, Corsair, e EKWB também existem que permitem que você afine ainda mais as curvas dos ventiladores. Você também pode basear as velocidades dos ventiladores na GPU ou usar sensores térmicos com essas unidades mais avançadas, mas eles são exagerados para a maioria das pessoas.

E aí você tem: Agora você sabe tudo o que é necessário para posicionar seus ventiladores da melhor forma possível para o melhor desempenho de resfriamento. Os nossos guias para verificar a temperatura da sua CPU e a temperatura da GPU da sua placa gráfica podem ajudá-lo a confirmar que tudo está a funcionar sem problemas. Que a sua temperatura seja baixa!

Nota: Quando você compra algo depois de clicar nos links dos nossos artigos, podemos ganhar uma pequena comissão. Leia a nossa política de links de afiliados para mais detalhes.

Thiago Trevisan é um entusiasta de PC com uma paixão por mexer em tudo, desde as mais recentes CPUs e GPUs até as plataformas de jogos refrigeradas a água. Originalmente um pianista clássico, ele agora também roda o canal do YouTube Classical Technology.