O suspeito de vazar documentos confidenciais dos Estados Unidos destruiu provas e pesquisou sobre tiroteios em massa, afirmaram promotores federais nesta quarta-feira (26). Jack Teixeira está preso desde o dia 13 de abril acusado de compartilhar arquivos ultrassecretos.
Os promotores afirmaram que Teixeira deve permanecer detido sem o pagamento de fiança até a data do julgamento. A investigação acredita que o suspeito ainda possa ter acesso a informações confidenciais dos Estados Unidos.
Além disso, os promotores afirmaram que o FBI tem evidências de que Teixeira tentou destruir provas físicas dos crimes que responde, incluindo um computador e um tablet.
A investigação aponta ainda que o suspeito começou a fazer publicações na internet com informações do governo em dezembro de 2022.
Teixeira tem 21 anos e era membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts. A Defesa dos EUA acredita que o investigado teve acesso aos documentos por atuar na Guarda como especialista de TI, sendo responsável pelas redes de comunicação militares.
De acordo com a investigação, Teixeira usou um computador do trabalho para fazer pesquisas sobre tiroteios em massa. Os promotores afirmaram ainda que ele publicou na internet, em novembro do ano passado que “mataria uma tonelada de pessoas” para “eliminar os de mente fraca”.
Já em fevereiro deste ano, segundo os promotores, ele pediu um conselho para um usuário de uma plataforma online perguntando que tipo de rifle seria fácil de operar da traseira de um SUV contra um “alvo em uma calçada ou varanda”.
A promotoria disse ainda que Teixeira teve um pedido de autorização de uso de arma de fogo negado por causa de comentários que fez na escola sobre armas em instituições de ensino e ameaças raciais.
Se condenado pelos crimes aos quais é acusado, o investigado pode pegar até 25 anos de prisão.
Descendente de portugueses, Teixeira vem de uma família com décadas de serviço militar. Seu padrasto passou 34 anos na mesma unidade que o enteado, e sua mãe trabalhou para ONGs que apoiam militares veteranos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes