À medida que a tecnologia de IA e programas como o ChatGPT evoluem, a maneira como os capitalistas de risco pensam sobre investir em startups está mudando.
A investidora Leah Solivan, fundadora do mercado freelancer TaskRabbit, que foi vendido para a Ikea em 2017, trabalha como capitalista de risco há oito anos. Atualmente, ela trabalha com startups que criam produtos de IA como sócia geral no fundo de estágio inicial Fuel Capital.
O processo para criar uma empresa de IA é “muito caro”, diz ela.
Leah Solivan. (Foto de Chance Yeh/WireImage)
“[AI] é uma grande tecnologia revolucionária, mas os custos ainda são muito altos para lançar algo”, disse Solivan ao empreendedor Jeff Berman na semana passada. “As startups precisam levantar muito mais dinheiro para começar agora.”
Relacionado: Como iniciar uma empresa multimilionária, de acordo com um engenheiro da IBM que virou fundador
Os modelos de IA podem levar mais de US$ 100 milhões para serem desenvolvidos, de acordo com o CEO da Anthropic, Dario Amodei.
Solivan diz que o custo da IA está mudando onde um fundo menor e em estágio inicial como o Fuel Capital investe. Grandes players da indústria como Microsoft e Nvidia, que investiram bilhões de dólares em empresas de IA, podem se dar ao luxo de investir em startups de IA caras — mas fundos menores e em estágio inicial podem não ver o retorno sobre o investimento que estão procurando.
Então, fundos menores podem escolher estrategicamente deixar de lado startups de IA por causa do preço alto, mesmo que essas startups estejam desenvolvendo tecnologia de ponta.
Relacionado: A indústria de IA está se consolidando? CEO da Hugging Face diz que mais empreendedores de IA estão querendo ser adquiridos
“É quase como quando costumávamos olhar para empresas de hardware e pensávamos: uau, isso vai exigir muito capital, o ROI do nosso investimento, a matemática simplesmente não funciona para o nosso fundo”, explicou Solivan. “Você precisa de bolsos muito, muito fundos para ter sucesso. Acho que é mais difícil para os fundos pequenos jogarem aqui.”
Em 2023, a IA foi uma das melhores indústrias para crescimento em unicórnios, ou startups com pelo menos uma avaliação de um bilhão de dólares.
A IA também foi o setor com o maior salto em financiamento no ano passado, com startups de IA arrecadando coletivamente US$ 50 bilhões, embora o ano tenha sido difícil como um todo para a arrecadação de fundos para startups.
Relacionado: ChatGPT está escrevendo muitas candidaturas a empregos, mas as empresas estão rapidamente percebendo. Veja como.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.