ciência e Tecnologia Estados Unidos
Incidente com a Starship da SpaceX provoca mudanças no tráfego aéreo
- by Antonio Tozzi
- 17/01/2025
O tráfego aéreo foi alterado para evitar possíveis riscos em decorrência do lançamento da SpaceX.
Na última quinta-feira (16), um protótipo da spacex Starship enfrentou um falha crítica minutos após a decolagem do sul do Texas, levando a mudanças significativas em voos comerciais na região.
O contato foi perdido com a nave, que transportava sua primeira carga de testes composta de satélites simulados, apenas oito minutos após o lançamento, registrado às 5:38 p.m. (horário do leste).
A última falha com um estágio superior da Starship ocorreu em março de 2024, mas raramente incidentes da SpaceX impactam o tráfego aéreo.
De acordo com informações do site de rastreamento FlightRadar24, pelo menos 20 voos comerciais tiveram que ser redirecionados para minimizar riscos com a possibilidade de queda de detritos. A Administração Federal de Aviação (FAA) ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
“Perdemos toda a comunicação com a nave, isso indica que houve uma anomalia no estágio superior”, declarou Dan Huot, responsável pela comunicação da spacex, assim que a perda foi confirmada.
O estágio superior da Starship, que apresenta um aumento de dois metros (6,56 pés) em altura em relação às versões anteriores, era considerado um modelo avançado com significativas atualizações, conforme descrito pela SpaceX. O plano inicial era que ele realizasse um pouso controlado no Oceano Índico cerca de uma hora após o lançamento no Texas.Em contraste, o poderoso impulsionador Super Heavy retornou à sua plataforma de lançamento em um tempo programado de sete minutos, utilizando seus motores Raptor para desacelerar e se conectar com braços mecânicos na torre.
Confira o link original do post
Matéria original por AcheiUSA
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.