Este artigo foi originalmente publicado no Business Insider.
Este ensaio baseado em uma conversa com Elijah Butler, um analista de dados de 24 anos de Kentucky. Ele fez a transição para a tecnologia durante a pandemia em busca de salários mais altos e um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como muitos jovens adultos nos últimos anos. Ele forneceu ao Insider documentação mostrando sua renda. Esta conversa foi editada para maior clareza e duração.
Ao crescer, passei por muitas ambições de carreira em potencial.
Primeiro, queria ser meteorologista. Eventualmente, mudei de ideia e decidi me tornar um engenheiro mecânico. Na verdade, comecei a faculdade com especialização em engenharia, mas rapidamente descobri que não era para mim.
Após o primeiro ano, mudei meu curso para economia empresarial e entrei na faculdade de administração, onde fui apresentado ao mundo dos dados. Isso me levou ao meu caminho fora da escola, fazendo análise de fraude para um banco. É um bom trabalho, de um modo geral – sou grato pelo meu tempo lá, mas não era para mim.
Por um lado, achei que era um trabalho repetitivo e pouco inspirador. É o problema que muitas pessoas têm com empregos “estáveis”, e não consegui encontrar o equilíbrio que queria entre estabilidade e estímulo. Trabalhei menos de um ano nessa empresa.
Há dois anos — quando eu tinha 22 anos — finalmente aprendi o que fazia alguém com o título de “analista de dados”, ainda naquele primeiro emprego. Eu queria entrar no mundo da tecnologia e essa parecia ser a melhor maneira de fazer isso.
Como descrevo em um vídeo recente do TikTok, onde compartilho dicas de como entrar em campo, um analista de dados analisa dados brutos para “tirar conclusões, e isso pode ser usado para responder a perguntas, influenciar a estratégia de negócios, ou qualquer outra coisa que sua organização pedir a você.”
Mudar para uma carreira em análise de dados mudou minha vida
Não foi caro para mim me tornar um analista de dados – e mudou minha vida. Uma carreira em análise de dados permitiu que minha esposa e eu começássemos a viajar muito mais, que é nossa verdadeira paixão na vida: este ano, vamos para a Flórida, Wyoming e, com sorte, para algum lugar no oeste, o que não teríamos gerenciado com meu salário de análise de fraude bancária. Também conseguimos pagar a pequena dívida que temos.
Quando fui contratado para meu cargo atual de analista de dados, recebi um aumento salarial de quase 40% em relação ao meu trabalho como analista de fraudes, além de incríveis políticas de correspondência de 401k e folga remunerada. Atualmente trabalho como profissional de dados e relatórios na Humana, uma seguradora de saúde.
O melhor de um trabalho em análise de dados é que é uma habilidade transferível entre todos os tipos de empresas.
Eu amo meu trabalho. Principalmente, gosto de resolver problemas e ser criativo.
Por exemplo, ao escrever código para extrair dados de um banco de dados — uma de minhas atribuições típicas — eu atuo como um engenheiro, muitas vezes empregando uma abordagem de tentativa e erro até concluir uma determinada tarefa.
Ao criar relatórios, exercito a parte criativa do meu cérebro, usando dados para contar uma história na forma de tabelas, gráficos e texto. Tenho muito orgulho dessa parte do trabalho, escolhendo esquemas de cores específicos da empresa para tornar os relatórios visualmente atraentes, por exemplo.
Como qualquer profissão, tem seus dias bons e ruins, mas fico feliz por ser bem pago para esse tipo de trabalho.
Como me tornei um analista de dados – e como você pode fazer o mesmo
Eu promovo a análise de dados como um campo para meus visualizadores do TikTok porque é uma ótima maneira de se tornar financeiramente móvel enquanto faz um trabalho mais fácil do que eles podem encontrar em outro lugar.
Ao entrar na área, fiquei surpreso ao descobrir quantas pessoas conseguiram entrar na tecnologia por meio da análise de dados, sem precisar de um diploma universitário. Embora eu ame a faculdade e ache que é uma coisa boa, é muito caro. Alguém disposto a fazer o trabalho para aprender as habilidades técnicas deve ser capaz de conseguir um emprego técnico se puder cumprir os requisitos do trabalho com ou sem um diploma, e a análise de dados é perfeita para isso.
Eu recomendo a área porque você pode trabalhar em casa ganhando um salário acima da média, e acho que geralmente é um trabalho gratificante. No entanto, embora eu diga que qualquer um pode entrar no campo, não é nada fácil.
É preciso muita persistência para aprender as habilidades exigidas do trabalho, e é preciso paciência e determinação ao tentar conseguir entrevistas e sua primeira oferta de emprego. Conseguir seu primeiro emprego na maioria dos campos é um desafio.
Mas, para quem está disposto a trabalhar para melhorar de vida, o roteiro existe e funciona; fez por mim.
Você pode pagar dezenas de milhares de dólares por um diploma universitário ou uma quantia comparável por um bootcamp de análise de dados, mas se tiver força de vontade, pode entrar em campo de graça ou quase de graça.
Usei o curso gratuito de SQL da Khan Academy, por exemplo, uma das principais ferramentas para análise de dados. Também usei vídeos do YouTube de Alex the Analyst, que produz tutoriais sobre as principais ferramentas que os analistas usam: Tableau, Excel e Power BI.
Não me oponho a treinamentos pagos e cursos em geral, especialmente para aqueles que prosperam com aprendizado estruturado. Mas não é de forma alguma necessário, tornando-se um ótimo campo para pessoas que procuram uma vida profissional melhor e finanças mais fortes.
É uma área onde consigo trabalhar em casa, ganhar mais dinheiro e falar com zero clientes. Em outras palavras, estou vivendo minha melhor vida.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.